Capa do Livro 20 Anos da Copa do Brasil - de Kaburé a Cícero Ramalho - Alex Escobar e Marcelo Migueres

20 Anos da Copa do Brasil - de Kaburé a Cícero Ramalho - Alex Escobar e Marcelo Migueres

937 palavras · 5 minutos tempo de leitura Esportes e Lazer/Turismo Biografias e Memórias

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

20 Anos da Copa do Brasil - de Kaburé a Cícero Ramalho

Uma jornada pelas histórias e personagens que marcaram a competição

A Copa do Brasil é um dos torneios mais emocionantes e imprevisíveis do futebol brasileiro. Ao longo de suas 20 edições, a competição revelou grandes jogadores, proporcionou momentos inesquecíveis e consagrou clubes que, até então, não tinham conquistado títulos de expressão nacional.

Neste livro, os jornalistas Alex Escobar e Marcelo Migueres contam a história da Copa do Brasil desde a sua criação, em 1989, até a edição de 2008. Com uma linguagem clara e divertida, os autores apresentam os principais personagens e as histórias mais marcantes do torneio.

Os primeiros anos

A primeira edição da Copa do Brasil foi realizada em 1989 e contou com a participação de 32 clubes. O campeão foi o Grêmio, que derrotou o Sport na final. Nos anos seguintes, a competição foi dominada pelos grandes clubes do futebol brasileiro, como São Paulo, Cruzeiro, Corinthians e Flamengo.

O surgimento dos "matagigantes"

A partir da década de 1990, a Copa do Brasil começou a revelar clubes que, até então, não tinham conquistado títulos de expressão nacional. Em 1991, o Criciúma venceu a competição e se tornou o primeiro clube do interior a levantar a taça. Nos anos seguintes, outros clubes "matagigantes" conquistaram a Copa do Brasil, como Juventude, Paraná, Santo André e Paulista.

Os grandes momentos

A Copa do Brasil é um torneio que sempre proporciona grandes momentos. Em 1995, o Cruzeiro venceu o Flamengo na final, em um jogo que ficou marcado pela atuação do goleiro Dida, que defendeu três pênaltis. Em 2001, o Grêmio conquistou o título pela terceira vez, após derrotar o Corinthians na final. E em 2008, o Sport venceu o Corinthians na final e se tornou o primeiro clube do Nordeste a levantar a taça.

Os personagens

A Copa do Brasil também revelou grandes jogadores. Alguns dos maiores nomes do futebol brasileiro, como Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho, brilharam na competição. Além dos jogadores, a Copa do Brasil também revelou grandes treinadores, como Telê Santana, Luiz Felipe Scolari e Vanderlei Luxemburgo.

Um livro para todos os amantes do futebol

"20 Anos da Copa do Brasil - de Kaburé a Cícero Ramalho" é um livro imperdível para todos os amantes do futebol. Com uma linguagem clara e divertida, os autores apresentam os principais personagens e as histórias mais marcantes da competição. Um livro que vai fazer você vibrar, se emocionar e se apaixonar ainda mais pelo futebol brasileiro.

Os principais personagens da Copa do Brasil

Romário

O "Baixinho" é um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro. Romário conquistou a Copa do Brasil duas vezes, em 1993 e 1994, pelo Vasco da Gama. Em 1993, ele foi o artilheiro da competição, com sete gols.

Ronaldo

O "Fenômeno" é outro grande nome do futebol brasileiro. Ronaldo conquistou a Copa do Brasil duas vezes, em 1997 e 2003, pelo Cruzeiro e Corinthians, respectivamente. Em 1997, ele foi o artilheiro da competição, com nove gols.

Rivaldo

O "Rei" é um dos jogadores mais habilidosos da história do futebol brasileiro. Rivaldo conquistou a Copa do Brasil duas vezes, em 1998 e 2002, pelo Corinthians e Cruzeiro, respectivamente. Em 1998, ele foi o artilheiro da competição, com seis gols.

Ronaldinho Gaúcho

O "Bruxo" é um dos jogadores mais criativos da história do futebol brasileiro. Ronaldinho Gaúcho conquistou a Copa do Brasil duas vezes, em 1999 e 2013, pelo Grêmio e Atlético-MG, respectivamente. Em 1999, ele foi o artilheiro da competição, com oito gols.

Outros grandes jogadores

Além dos quatro jogadores citados acima, muitos outros grandes jogadores brilharam na Copa do Brasil. Alguns deles são:

  • Zico
  • Sócrates
  • Falcão
  • Careca
  • Edmundo
  • Bebeto
  • Djalminha
  • Alex
  • Kaká
  • Neymar

As histórias mais marcantes da Copa do Brasil

O título do Criciúma

Em 1991, o Criciúma venceu a Copa do Brasil e se tornou o primeiro clube do interior a levantar a taça. O time catarinense derrotou o Grêmio na final, em um jogo que ficou marcado pela atuação do goleiro Paulo Sérgio, que defendeu dois pênaltis.

O título do Juventude

Em 1999, o Juventude venceu a Copa do Brasil e se tornou o segundo clube do interior a levantar a taça. O time gaúcho derrotou o Botafogo na final, em um jogo que ficou marcado pela atuação do atacante Élson, que marcou dois gols.

O título do Santo André

Em 2004, o Santo André venceu a Copa do Brasil e se tornou o terceiro clube do interior a levantar a taça. O time paulista derrotou o Flamengo na final, em um jogo que ficou marcado pela atuação do goleiro Silvio Luiz, que defendeu três pênaltis.

O título do Paulista

Em 2005, o Paulista venceu a Copa do Brasil e se tornou o quarto clube do interior a levantar a taça. O time paulista derrotou o Fluminense na final, em um jogo que ficou marcado pela atuação do atacante Márcio, que marcou dois gols.

O título do Sport

Em 2008, o Sport venceu a Copa do Brasil e se tornou o primeiro clube do Nordeste a levantar a taça. O time pernambucano derrotou o Corinthians na final, em um jogo que ficou marcado pela atuação do atacante Carlinhos Bala, que marcou dois gols.

Um livro para todos os amantes do futebol

"20 Anos da Copa do Brasil - de Kaburé a Cícero Ramalho" é um livro imperdível para todos os amantes do futebol. Com uma linguagem clara e divertida, os autores apresentam os principais personagens e as histórias mais marcantes da competição. Um livro que vai fazer você vibrar, se emocionar e se apaixonar ainda mais pelo futebol brasileiro.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços