Capa do Livro 1938 - Texto para Discussão - Perfil da Mão de Obra do Turismo no B... - Margarida Hatem Pinto Coelho e Patrícia A. Morita

1938 - Texto para Discussão - Perfil da Mão de Obra do Turismo no B... - Margarida Hatem Pinto Coelho e Patrícia A. Morita

1938 - Texto para Discussão - Perfil da Mão de Obra do Turismo no Brasil

Uma viagem fascinante pelo mundo do trabalho no turismo brasileiro

O livro "1938 - Texto para Discussão - Perfil da Mão de Obra do Turismo no Brasil", de Margarida Hatem Pinto Coelho e Patrícia A. Morita, é uma obra essencial para entender o desenvolvimento do setor turístico no Brasil. Com uma linguagem clara e divertida, as autoras nos levam a uma viagem fascinante pelo mundo do trabalho no turismo, desde os primórdios até os dias atuais.

O cenário do turismo no Brasil em 1938

O livro começa com um panorama do cenário do turismo no Brasil em 1938, ano em que foi realizado o primeiro Censo Demográfico do país. Naquela época, o turismo ainda era uma atividade incipiente, mas já mostrava sinais de crescimento. O país contava com poucos hotéis e restaurantes, e a maioria dos turistas vinha do exterior.

A evolução do setor turístico brasileiro

Nas décadas seguintes, o setor turístico brasileiro passou por um rápido crescimento. O número de hotéis e restaurantes aumentou significativamente, e o país começou a receber mais turistas estrangeiros. Esse crescimento foi impulsionado por uma série de fatores, como a melhoria da infraestrutura, a promoção do turismo pelo governo e o aumento da renda da população.

O perfil da mão de obra do turismo no Brasil

O livro também analisa o perfil da mão de obra do turismo no Brasil. As autoras mostram que o setor é composto por uma grande diversidade de trabalhadores, desde profissionais altamente qualificados até trabalhadores informais. A maioria dos trabalhadores do turismo é jovem, e as mulheres são mais numerosas que os homens.

Os desafios do setor turístico brasileiro

Apesar do crescimento do setor turístico brasileiro, ainda há uma série de desafios a serem enfrentados. As autoras apontam a necessidade de melhorar a infraestrutura, investir em qualificação profissional e promover o turismo sustentável.

Uma obra essencial para entender o turismo brasileiro

"1938 - Texto para Discussão - Perfil da Mão de Obra do Turismo no Brasil" é uma obra essencial para entender o desenvolvimento do setor turístico no Brasil. Com uma linguagem clara e divertida, as autoras nos levam a uma viagem fascinante pelo mundo do trabalho no turismo, desde os primórdios até os dias atuais.

Sobre as autoras

Margarida Hatem Pinto Coelho é doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professora do Departamento de Turismo da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Patrícia A. Morita é doutora em Turismo pela USP e professora do Departamento de Turismo da Universidade de Brasília (UnB).

Ficha técnica

Título: 1938 - Texto para Discussão - Perfil da Mão de Obra do Turismo no Brasil Autoras: Margarida Hatem Pinto Coelho e Patrícia A. Morita Editora: FGV Editora Ano: 2018 Páginas: 160


Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços