Capa do Livro Feedback In Second Language Writing - Hyland, Ken

Feedback In Second Language Writing - Hyland, Ken

784 palavras · 4 minutos tempo de leitura Linguística Didáticos Ciências Exatas/Engenharia e tecnologia

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

Feedback na Escrita em Segunda Língua: Um Guia Prático para Professores

O livro "Feedback na Escrita em Segunda Língua" de Ken Hyland é um guia prático para professores que desejam melhorar a qualidade do feedback que dão aos seus alunos. O livro está dividido em três partes:

  • A primeira parte discute a importância do feedback na escrita em segunda língua e fornece uma visão geral dos diferentes tipos de feedback.
  • A segunda parte apresenta um modelo de feedback que pode ser usado por professores para avaliar a escrita dos alunos e fornecer feedback construtivo.
  • A terceira parte discute como implementar o feedback na sala de aula e como envolver os alunos no processo de feedback.

O livro é escrito de forma clara e acessível, e está repleto de exemplos práticos e dicas úteis. É um recurso essencial para professores que desejam melhorar a qualidade do feedback que dão aos seus alunos e ajudar os alunos a se tornarem escritores mais eficazes.

Por que o feedback é importante na escrita em segunda língua?

O feedback é uma parte essencial do processo de aprendizagem de uma segunda língua. Ele ajuda os alunos a identificar suas áreas de fraqueza e a melhorar suas habilidades de escrita. O feedback também pode ajudar os alunos a desenvolver uma maior consciência de suas próprias estratégias de escrita e a se tornarem escritores mais independentes.

Diferentes tipos de feedback

Existem muitos tipos diferentes de feedback que os professores podem dar aos seus alunos. Alguns dos tipos mais comuns de feedback incluem:

  • Feedback corretivo: Este tipo de feedback se concentra em corrigir erros gramaticais, ortográficos e de pontuação.
  • Feedback de conteúdo: Este tipo de feedback se concentra no conteúdo da escrita do aluno, como a organização, a clareza e a coerência.
  • Feedback de estilo: Este tipo de feedback se concentra no estilo de escrita do aluno, como o uso de linguagem, a variedade de sentenças e o tom.
  • Feedback de processo: Este tipo de feedback se concentra no processo de escrita do aluno, como a forma como ele planeja, escreve e revisa sua escrita.

Um modelo de feedback para a escrita em segunda língua

O modelo de feedback de Hyland é um modelo abrangente que pode ser usado por professores para avaliar a escrita dos alunos e fornecer feedback construtivo. O modelo consiste em quatro etapas:

  1. Leitura e análise: O professor lê e analisa a escrita do aluno, identificando as áreas de força e fraqueza.
  2. Seleção de feedback: O professor seleciona os aspectos mais importantes da escrita do aluno para fornecer feedback.
  3. Redação do feedback: O professor redige o feedback de forma clara e concisa, usando uma linguagem que o aluno possa entender.
  4. Entrega do feedback: O professor entrega o feedback ao aluno de forma oportuna e de uma forma que seja útil para o aluno.

Como implementar o feedback na sala de aula

Existem muitas maneiras diferentes de implementar o feedback na sala de aula. Algumas das maneiras mais comuns de implementar o feedback incluem:

  • Feedback individual: O professor fornece feedback individual aos alunos sobre suas escritas.
  • Feedback em grupo: O professor fornece feedback a um grupo de alunos sobre suas escritas.
  • Feedback escrito: O professor fornece feedback escrito aos alunos sobre suas escritas.
  • Feedback oral: O professor fornece feedback oral aos alunos sobre suas escritas.

Como envolver os alunos no processo de feedback

Existem muitas maneiras diferentes de envolver os alunos no processo de feedback. Algumas das maneiras mais comuns de envolver os alunos no processo de feedback incluem:

  • Pedir aos alunos que avaliem suas próprias escritas: Os alunos podem avaliar suas próprias escritas usando uma rubrica ou um checklist.
  • Pedir aos alunos que avaliem as escritas de seus colegas: Os alunos podem avaliar as escritas de seus colegas usando uma rubrica ou um checklist.
  • Pedir aos alunos que forneçam feedback uns aos outros: Os alunos podem fornecer feedback uns aos outros sobre suas escritas de forma oral ou escrita.
  • Pedir aos alunos que reflitam sobre o feedback que receberam: Os alunos podem refletir sobre o feedback que receberam e sobre como eles podem usar esse feedback para melhorar suas escritas.

Conclusão

O feedback é uma parte essencial do processo de aprendizagem de uma segunda língua. O livro "Feedback na Escrita em Segunda Língua" de Ken Hyland é um guia prático para professores que desejam melhorar a qualidade do feedback que dão aos seus alunos. O livro fornece uma visão geral dos diferentes tipos de feedback, apresenta um modelo de feedback que pode ser usado por professores para avaliar a escrita dos alunos e fornecer feedback construtivo, e discute como implementar o feedback na sala de aula e como envolver os alunos no processo de feedback.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços