Capa do Livro Ensino religioso escolar - Corrêa, Elói

Ensino religioso escolar - Corrêa, Elói

471 palavras · 3 minutos tempo de leitura Religião e Espiritualidade Didáticos

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O Ensino Religioso Escolar: Uma Abordagem Histórica e Filosófica

O livro "Ensino Religioso Escolar", de Elói Corrêa, é uma obra fundamental para entender a história e a filosofia do ensino religioso nas escolas brasileiras. O autor, que é professor de filosofia da educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), aborda o tema de forma abrangente e crítica, analisando as diferentes perspectivas teóricas e práticas que envolvem o ensino religioso no contexto escolar.

A História do Ensino Religioso no Brasil

A primeira parte do livro é dedicada à história do ensino religioso no Brasil. Corrêa mostra como a disciplina foi introduzida nas escolas brasileiras no período colonial, como parte do projeto de catequese dos indígenas e da evangelização da população. Com a proclamação da República, o ensino religioso foi mantido nas escolas públicas, mas passou a ser facultativo. No entanto, a partir da década de 1930, o ensino religioso voltou a ser obrigatório, como parte do projeto de construção de uma identidade nacional brasileira.

As Diferentes Perspectivas Teóricas sobre o Ensino Religioso

Na segunda parte do livro, Corrêa analisa as diferentes perspectivas teóricas sobre o ensino religioso. Ele identifica três principais abordagens: a confessional, a laica e a pluralista. A abordagem confessional defende que o ensino religioso deve ser baseado em uma determinada religião, enquanto a abordagem laica defende que o ensino religioso deve ser neutro em relação às religiões. A abordagem pluralista, por sua vez, defende que o ensino religioso deve abordar as diferentes religiões de forma imparcial e respeitosa.

As Práticas do Ensino Religioso nas Escolas Brasileiras

Na terceira parte do livro, Corrêa analisa as práticas do ensino religioso nas escolas brasileiras. Ele mostra como a disciplina é ensinada de forma diferente nas escolas públicas e privadas, e como os professores de ensino religioso enfrentam diversos desafios, como a falta de formação específica e a resistência de alguns alunos e pais.

O Ensino Religioso e a Construção da Cidadania

Na quarta parte do livro, Corrêa discute a importância do ensino religioso para a construção da cidadania. Ele argumenta que o ensino religioso pode contribuir para a formação de cidadãos críticos e tolerantes, que respeitam as diferentes religiões e culturas.

Conclusão

O livro "Ensino Religioso Escolar", de Elói Corrêa, é uma obra fundamental para entender a história, a filosofia e as práticas do ensino religioso nas escolas brasileiras. O autor aborda o tema de forma abrangente e crítica, analisando as diferentes perspectivas teóricas e práticas que envolvem o ensino religioso no contexto escolar. O livro é uma leitura essencial para professores, pesquisadores e todos os interessados no tema do ensino religioso.

Sobre o Autor

Elói Corrêa é professor de filosofia da educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É autor de diversos livros e artigos sobre filosofia da educação, ensino religioso e formação de professores.

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