Capa do Livro Ensino, Aprendizagem e Discurso Em Sala de Aula - César Coll

Ensino, Aprendizagem e Discurso Em Sala de Aula - César Coll

481 palavras · 3 minutos tempo de leitura Linguística Didáticos

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

Introdução

O livro "Ensino, Aprendizagem e Discurso em Sala de Aula", de César Coll, é uma obra fundamental para entender os processos de ensino e aprendizagem que ocorrem na sala de aula. O autor apresenta uma visão abrangente e interdisciplinar, que integra as perspectivas da psicologia, da sociologia e da linguística.

O papel do discurso na sala de aula

Coll argumenta que o discurso é um elemento central na sala de aula. Ele é o meio pelo qual os professores e alunos se comunicam e interagem, e é também o meio pelo qual o conhecimento é construído e compartilhado.

O autor analisa os diferentes tipos de discurso que ocorrem na sala de aula, como o discurso expositivo, o discurso dialógico e o discurso argumentativo. Ele também discute as funções do discurso na sala de aula, como a transmissão de informações, a construção do conhecimento e a regulação do comportamento.

A importância do contexto

Coll enfatiza que o discurso na sala de aula não ocorre em um vácuo. Ele é influenciado pelo contexto social, cultural e institucional em que a escola está inserida.

O autor analisa como o contexto pode afetar o discurso na sala de aula, e como o discurso na sala de aula pode afetar o contexto. Ele também discute as implicações dessas relações para a prática pedagógica.

A construção do conhecimento

Coll argumenta que o conhecimento é construído socialmente, por meio da interação entre os indivíduos. Ele enfatiza o papel do discurso na construção do conhecimento, e discute como os professores podem usar o discurso para promover a aprendizagem dos alunos.

O autor apresenta uma série de estratégias de ensino que podem ser usadas para promover a construção do conhecimento, como o uso de perguntas, a discussão em grupo e o trabalho colaborativo.

A regulação do comportamento

Coll também discute o papel do discurso na regulação do comportamento na sala de aula. Ele argumenta que o discurso pode ser usado para estabelecer normas e expectativas, para reforçar comportamentos desejáveis e para punir comportamentos indesejáveis.

O autor apresenta uma série de estratégias de gestão de sala de aula que podem ser usadas para promover o comportamento positivo dos alunos, como o uso de elogios, o estabelecimento de limites claros e a resolução de conflitos de forma construtiva.

Conclusão

"Ensino, Aprendizagem e Discurso em Sala de Aula" é uma obra essencial para todos os profissionais da educação. O livro oferece uma visão abrangente e interdisciplinar dos processos de ensino e aprendizagem que ocorrem na sala de aula, e apresenta uma série de estratégias práticas que podem ser usadas para melhorar a prática pedagógica.

Sobre o autor

César Coll é um psicólogo espanhol que se dedica ao estudo dos processos de ensino e aprendizagem. Ele é professor da Universidade de Barcelona e autor de vários livros sobre educação, incluindo "Aprendizagem e Desenvolvimento", "Psicologia da Educação" e "A Construção do Conhecimento na Escola".

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços