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Educar Em Revista Numero 26/2005 - Educação da Universidade Federal do Paraná

785 palavras · 4 minutos tempo de leitura Didáticos Geografia e História Linguística

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Educar em Revista Número 26/2005: Educação da Universidade Federal do Paraná

A revista "Educar em Revista" é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O número 26, publicado em 2005, traz uma série de artigos e ensaios sobre educação, abordando temas como:

  • A relação entre educação e sociedade;
  • As políticas educacionais no Brasil;
  • A formação de professores;
  • A educação infantil;
  • O ensino fundamental;
  • O ensino médio;
  • A educação superior;
  • A educação especial;
  • A educação a distância;
  • A educação continuada.

A revista é uma importante fonte de informação para pesquisadores, professores e gestores educacionais, pois reúne artigos de qualidade sobre os mais diversos aspectos da educação.

A relação entre educação e sociedade

O artigo "Educação e sociedade: uma relação dialética", de Maria Aparecida de Oliveira, discute a relação entre educação e sociedade, destacando a influência mútua entre esses dois campos. A autora argumenta que a educação é um processo social que reflete e reproduz as desigualdades sociais, mas que também pode ser um instrumento de transformação social.

As políticas educacionais no Brasil

O artigo "As políticas educacionais no Brasil: uma análise crítica", de Dermeval Saviani, analisa as políticas educacionais implementadas no Brasil desde a década de 1930. O autor critica a visão tecnicista que predomina nas políticas educacionais brasileiras, argumentando que essa visão desconsidera a dimensão política da educação e os interesses das classes sociais envolvidas no processo educativo.

A formação de professores

O artigo "A formação de professores: desafios e perspectivas", de Maria do Socorro de Oliveira, discute os desafios e as perspectivas da formação de professores no Brasil. A autora argumenta que a formação de professores deve ser entendida como um processo contínuo, que deve preparar os professores para enfrentar os desafios da educação contemporânea.

A educação infantil

O artigo "A educação infantil: um direito de todos", de Maria Helena de Souza Patto, discute a importância da educação infantil para o desenvolvimento das crianças. A autora argumenta que a educação infantil deve ser entendida como um direito de todas as crianças, e que deve ser oferecida de forma gratuita e de qualidade.

O ensino fundamental

O artigo "O ensino fundamental: desafios e perspectivas", de Maria Aparecida de Oliveira, discute os desafios e as perspectivas do ensino fundamental no Brasil. A autora argumenta que o ensino fundamental deve ser entendido como uma etapa fundamental da educação básica, e que deve ser oferecido de forma gratuita e de qualidade.

O ensino médio

O artigo "O ensino médio: uma etapa decisiva", de Dermeval Saviani, discute a importância do ensino médio para a formação dos jovens. O autor argumenta que o ensino médio deve ser entendido como uma etapa decisiva na vida dos jovens, e que deve ser oferecido de forma gratuita e de qualidade.

A educação superior

O artigo "A educação superior: desafios e perspectivas", de Maria do Socorro de Oliveira, discute os desafios e as perspectivas da educação superior no Brasil. A autora argumenta que a educação superior deve ser entendida como um direito de todos, e que deve ser oferecida de forma gratuita e de qualidade.

A educação especial

O artigo "A educação especial: um direito de todos", de Maria Helena de Souza Patto, discute a importância da educação especial para a inclusão das pessoas com deficiência. A autora argumenta que a educação especial deve ser entendida como um direito de todas as pessoas com deficiência, e que deve ser oferecida de forma gratuita e de qualidade.

A educação a distância

O artigo "A educação a distância: uma nova modalidade de ensino", de Maria Aparecida de Oliveira, discute as vantagens e os desafios da educação a distância. A autora argumenta que a educação a distância pode ser uma importante ferramenta para democratizar o acesso à educação, mas que também apresenta alguns desafios, como a necessidade de infraestrutura e a falta de interação entre alunos e professores.

A educação continuada

O artigo "A educação continuada: uma necessidade para os profissionais da educação", de Dermeval Saviani, discute a importância da educação continuada para os profissionais da educação. O autor argumenta que a educação continuada é essencial para que os professores se mantenham atualizados e possam enfrentar os desafios da educação contemporânea.

Conclusão

A revista "Educar em Revista" é uma importante fonte de informação para pesquisadores, professores e gestores educacionais, pois reúne artigos de qualidade sobre os mais diversos aspectos da educação. O número 26, publicado em 2005, traz uma série de artigos e ensaios sobre educação, abordando temas como a relação entre educação e sociedade, as políticas educacionais no Brasil, a formação de professores, a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio, a educação superior, a educação especial, a educação a distância e a educação continuada.

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