Educar Com a Matemática: Fundamentos - Anna Regina Lanner de Moura
602 palavras · 4 minutos tempo de leitura Ciências Exatas/Engenharia e tecnologia Didáticos
Educar com a Matemática: Fundamentos
O livro "Educar com a Matemática: Fundamentos", de Anna Regina Lanner de Moura, é uma obra essencial para professores, estudantes e pesquisadores da área da educação matemática. Com uma linguagem clara e acessível, a autora apresenta os fundamentos teóricos e metodológicos da educação matemática, abordando temas como:
- A natureza da matemática e sua relação com a educação;
- O desenvolvimento do pensamento matemático;
- As dificuldades de aprendizagem em matemática;
- As estratégias de ensino e aprendizagem de matemática;
- A avaliação da aprendizagem em matemática.
A natureza da matemática e sua relação com a educação
A autora inicia o livro discutindo a natureza da matemática e sua relação com a educação. Ela argumenta que a matemática é uma ciência que se ocupa do estudo de padrões e estruturas, e que é essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de resolução de problemas. A autora também destaca a importância da matemática para a compreensão do mundo que nos cerca e para o desenvolvimento tecnológico.
O desenvolvimento do pensamento matemático
No segundo capítulo, a autora aborda o desenvolvimento do pensamento matemático. Ela argumenta que o pensamento matemático é uma habilidade que se desenvolve ao longo da vida, e que é influenciada por fatores biológicos, psicológicos e sociais. A autora também apresenta os principais estágios do desenvolvimento do pensamento matemático, desde a infância até a idade adulta.
As dificuldades de aprendizagem em matemática
No terceiro capítulo, a autora discute as dificuldades de aprendizagem em matemática. Ela argumenta que as dificuldades de aprendizagem em matemática são um problema comum, e que podem ser causadas por uma variedade de fatores, como:
- Déficits cognitivos;
- Problemas emocionais;
- Falta de motivação;
- Métodos de ensino inadequados.
A autora também apresenta estratégias para ajudar os alunos com dificuldades de aprendizagem em matemática.
As estratégias de ensino e aprendizagem de matemática
No quarto capítulo, a autora apresenta as estratégias de ensino e aprendizagem de matemática. Ela argumenta que as estratégias de ensino e aprendizagem de matemática devem ser baseadas nos princípios da aprendizagem ativa e da construção do conhecimento. A autora também apresenta uma variedade de estratégias de ensino e aprendizagem de matemática, como:
- A resolução de problemas;
- A investigação matemática;
- O uso de manipulativos;
- O uso de tecnologias digitais.
A avaliação da aprendizagem em matemática
No quinto capítulo, a autora aborda a avaliação da aprendizagem em matemática. Ela argumenta que a avaliação da aprendizagem em matemática deve ser contínua e formativa, e que deve fornecer informações sobre o progresso dos alunos e sobre as áreas em que eles precisam de mais apoio. A autora também apresenta uma variedade de instrumentos de avaliação da aprendizagem em matemática, como:
- Testes;
- Provas;
- Portfólios;
- Observação.
Conclusão
O livro "Educar com a Matemática: Fundamentos" é uma obra essencial para professores, estudantes e pesquisadores da área da educação matemática. Com uma linguagem clara e acessível, a autora apresenta os fundamentos teóricos e metodológicos da educação matemática, abordando temas como a natureza da matemática, o desenvolvimento do pensamento matemático, as dificuldades de aprendizagem em matemática, as estratégias de ensino e aprendizagem de matemática e a avaliação da aprendizagem em matemática. O livro é uma fonte valiosa de informações para todos aqueles que se interessam pela educação matemática.
Sobre a autora
Anna Regina Lanner de Moura é professora titular do Departamento de Educação Matemática da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É doutora em Educação Matemática pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutora pela University of California, Berkeley. Atua nas áreas de educação matemática, desenvolvimento do pensamento matemático e dificuldades de aprendizagem em matemática. É autora de diversos livros e artigos sobre educação matemática.