Capa do Livro Educação, Tecnocracia e Democratização - Maria de Lourdes Manzini Covre

Educação, Tecnocracia e Democratização - Maria de Lourdes Manzini Covre

605 palavras · 4 minutos tempo de leitura Ciências Exatas/Engenharia e tecnologia Didáticos Informática

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Educação, Tecnocracia e Democratização: Uma Jornada pela História da Educação Brasileira

Maria de Lourdes Manzini Covre, renomada pesquisadora e educadora brasileira, nos presenteia com uma obra fundamental para compreender a história da educação em nosso país. Em "Educação, Tecnocracia e Democratização", Covre analisa criticamente as políticas educacionais implementadas no Brasil desde o período colonial até os dias atuais, revelando as relações entre educação, poder e sociedade.

Educação no Período Colonial: Entre Catequese e Controle Social

A educação no Brasil colonial estava intimamente ligada à catequese dos povos indígenas e à manutenção do poder das elites. Os jesuítas, ordem religiosa católica, desempenharam um papel fundamental na educação durante esse período, utilizando-a como ferramenta para converter os indígenas à fé cristã e para controlar a sociedade.

Educação no Império: Entre Reformas e Exclusões

Com a chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808, a educação passou por algumas reformas. No entanto, essas reformas não tinham como objetivo democratizar o acesso à educação, mas sim atender às necessidades da elite imperial. A educação continuou sendo elitista e excludente, voltada para a formação de profissionais que atendessem aos interesses da classe dominante.

Educação na República: Entre Progresso e Retrocessos

A Proclamação da República em 1889 trouxe consigo a promessa de uma educação mais democrática e acessível. No entanto, os avanços foram lentos e pontuais. A educação continuou sendo marcada por desigualdades sociais e regionais, e o acesso à educação de qualidade era privilégio de poucos.

Educação no Século XX: Entre Tecnocracia e Democratização

O século XX foi marcado por intensas transformações na educação brasileira. A partir da década de 1930, o país passou a adotar políticas educacionais inspiradas no modelo tecnocrático, que enfatizava a eficiência e a racionalização dos processos educacionais. Essas políticas visavam à formação de mão de obra qualificada para atender às demandas do mercado de trabalho e do desenvolvimento econômico.

Educação no Século XXI: Entre Desafios e Possibilidades

O século XXI trouxe novos desafios e possibilidades para a educação brasileira. A democratização do acesso à educação avançou, mas ainda há muito a ser feito para garantir uma educação de qualidade para todos. As políticas educacionais atuais buscam conciliar a necessidade de formação profissional com a formação integral do cidadão, valorizando a diversidade e a inclusão.

Uma Obra Fundamental para Educadores e Pesquisadores

"Educação, Tecnocracia e Democratização" é uma obra essencial para educadores, pesquisadores e todos aqueles que se interessam pela história da educação brasileira. Covre nos oferece uma análise crítica e bem fundamentada das políticas educacionais implementadas no país ao longo dos séculos, revelando as relações entre educação, poder e sociedade.

Uma Leitura Envolvente e Acessível

Apesar de abordar temas complexos, "Educação, Tecnocracia e Democratização" é uma leitura envolvente e acessível. Covre escreve de forma clara e objetiva, sem perder o rigor acadêmico. O livro é dividido em capítulos temáticos, o que facilita a compreensão e a consulta.

Um Chamado à Reflexão e à Ação

"Educação, Tecnocracia e Democratização" é um chamado à reflexão e à ação. Covre nos convida a pensar criticamente sobre a educação brasileira e a lutar por uma educação de qualidade para todos. O livro é uma fonte de inspiração para educadores, pesquisadores e cidadãos que acreditam no poder transformador da educação.

Conclusão

"Educação, Tecnocracia e Democratização" é uma obra fundamental para compreender a história da educação brasileira e os desafios que a educação enfrenta no século XXI. Covre nos oferece uma análise crítica e bem fundamentada das políticas educacionais implementadas no país ao longo dos séculos, revelando as relações entre educação, poder e sociedade. O livro é uma leitura envolvente e acessível, um chamado à reflexão e à ação.

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