Capa do Livro Educação Física e Gênero: Desafios Educacionais - Priscila Gomes Dornelles

Educação Física e Gênero: Desafios Educacionais - Priscila Gomes Dornelles

470 palavras · 3 minutos tempo de leitura Esportes e Lazer/Turismo Didáticos Geografia e História

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Educação Física e Gênero: Desafios Educacionais

O livro "Educação Física e Gênero: Desafios Educacionais", de Priscila Gomes Dornelles, é uma obra fundamental para entender a relação entre gênero e educação física. A autora aborda de forma clara e objetiva os principais desafios enfrentados por meninas e mulheres na prática esportiva, desde a infância até a vida adulta.

O papel da educação física na construção de gênero

A educação física é um espaço privilegiado para a construção de gênero. É nela que meninos e meninas aprendem a se comportar de acordo com os papéis sociais que lhes são atribuídos. Os meninos são incentivados a serem fortes, competitivos e agressivos, enquanto as meninas são ensinadas a serem dóceis, passivas e cooperativas.

Essa divisão de papéis é reforçada pelos materiais didáticos, pelas práticas pedagógicas e pelo discurso dos professores. Os livros e apostilas costumam apresentar imagens de homens e mulheres em atividades estereotipadas, como homens praticando esportes de contato e mulheres praticando ginástica rítmica. Os professores também costumam reproduzir esses estereótipos em suas aulas, dando mais atenção aos meninos e incentivando-os a participar de atividades mais desafiadoras.

Os desafios enfrentados por meninas e mulheres na educação física

As meninas e mulheres enfrentam uma série de desafios na educação física. Elas são menos incentivadas a praticar esportes, têm menos oportunidades de participar de competições e são mais propensas a sofrer violência e assédio.

Esses desafios têm um impacto negativo na saúde física e mental das meninas e mulheres. Elas são mais propensas a desenvolver problemas de saúde, como obesidade, doenças cardíacas e depressão. Também são mais propensas a sofrer de baixa autoestima e a ter uma imagem negativa de si mesmas.

O que pode ser feito para promover a igualdade de gênero na educação física?

Existem várias coisas que podem ser feitas para promover a igualdade de gênero na educação física. Algumas delas são:

  • Rever os materiais didáticos e as práticas pedagógicas para eliminar os estereótipos de gênero.
  • Incentivar as meninas a praticar esportes e dar-lhes mais oportunidades de participar de competições.
  • Promover campanhas de conscientização sobre a violência e o assédio contra as meninas e mulheres na educação física.
  • Formar professores e professoras com uma perspectiva de gênero.

Conclusão

O livro "Educação Física e Gênero: Desafios Educacionais" é uma leitura essencial para todos os profissionais da educação física, bem como para qualquer pessoa interessada em entender a relação entre gênero e esporte. A autora apresenta uma análise crítica da situação atual e propõe soluções para promover a igualdade de gênero na educação física.

Sobre a autora

Priscila Gomes Dornelles é doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Gênero (GEPEFG).

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