Capa do Livro Dona Estultícia Que as Nossas Enfermidades Sejam Breves - Gabriela Kimura

Dona Estultícia Que as Nossas Enfermidades Sejam Breves - Gabriela Kimura

706 palavras · 4 minutos tempo de leitura Literatura Brasileira Biografias e Memórias Romance Literatura Estrangeira

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

Dona Estultícia Que as Nossas Enfermidades Sejam Breves

Gabriela Kimura, em seu livro "Dona Estultícia Que as Nossas Enfermidades Sejam Breves", nos apresenta uma jornada única e bem-humorada pela história da medicina, desde os primórdios até os dias atuais. Com uma escrita leve e descontraída, a autora nos leva a conhecer as figuras mais importantes da medicina, as descobertas mais marcantes e os tratamentos mais bizarros que já foram utilizados.

Uma Viagem pela História da Medicina

A jornada começa na Grécia Antiga, onde conhecemos Hipócrates, o pai da medicina moderna. A partir daí, seguimos para a Roma Antiga, onde Galen, o médico mais famoso da época, nos ensina sobre anatomia e fisiologia. Depois, viajamos para o Oriente Médio, onde Avicena, um médico árabe, nos apresenta a importância da observação clínica.

As Grandes Descobertas

Ao longo do livro, somos apresentados a algumas das maiores descobertas da medicina, como a circulação sanguínea, a anestesia e os antibióticos. Também aprendemos sobre as doenças mais temidas da história, como a peste negra e a varíola.

Os Tratamentos Mais Bizarros

Mas o livro não se limita a apresentar os grandes feitos da medicina. Gabriela Kimura também nos conta sobre os tratamentos mais bizarros que já foram utilizados, como a sangria, a trepanação e o uso de fezes de animais.

Uma Leitura Divertida e Informativa

"Dona Estultícia Que as Nossas Enfermidades Sejam Breves" é uma leitura divertida e informativa que nos ensina muito sobre a história da medicina. O livro é perfeito para quem gosta de história, ciência e, claro, de uma boa dose de humor.

Alguns Trechos Divertidos do Livro

  • "Hipócrates, o pai da medicina moderna, acreditava que todas as doenças eram causadas por um desequilíbrio dos quatro humores do corpo: sangue, fleuma, bile amarela e bile negra. Se você tivesse muito sangue, por exemplo, você ficaria com febre. Se você tivesse muita fleuma, você ficaria com tosse. E assim por diante."
  • "Galen, o médico mais famoso da Roma Antiga, era um verdadeiro gênio. Ele escreveu mais de 500 livros sobre medicina, e suas ideias dominaram a medicina por mais de 1.500 anos. Galen acreditava que o corpo humano era uma máquina perfeita, e que todas as doenças eram causadas por fatores externos, como o clima, a dieta e o exercício físico."
  • "Avicena, um médico árabe, foi um dos primeiros médicos a usar a observação clínica para diagnosticar doenças. Ele também escreveu um livro sobre medicina que se tornou um dos livros médicos mais importantes da história."
  • "A circulação sanguínea foi descoberta por William Harvey, um médico inglês, em 1628. Harvey descobriu que o sangue é bombeado pelo coração e circula por todo o corpo através das veias e artérias."
  • "A anestesia foi descoberta por William Morton, um dentista americano, em 1846. Morton usou éter para anestesiar um paciente durante uma cirurgia dentária. A anestesia revolucionou a medicina, pois permitiu que os médicos realizassem cirurgias sem causar dor aos pacientes."
  • "Os antibióticos foram descobertos por Alexander Fleming, um médico escocês, em 1928. Fleming descobriu que o fungo Penicillium notatum produzia uma substância que matava as bactérias. Essa substância foi chamada de penicilina, e se tornou o primeiro antibiótico do mundo."
  • "A sangria era um tratamento muito popular na Idade Média. Os médicos acreditavam que a sangria ajudava a remover o excesso de sangue do corpo, e assim curava as doenças. A sangria era tão popular que algumas pessoas chegavam a sangrar até a morte."
  • "A trepanação era outro tratamento muito popular na Idade Média. Os médicos acreditavam que a trepanação ajudava a aliviar a pressão no cérebro, e assim curava as doenças. A trepanação era realizada perfurando um buraco no crânio do paciente."
  • "O uso de fezes de animais era um tratamento muito popular na Idade Média. Os médicos acreditavam que as fezes de animais tinham propriedades medicinais, e assim podiam curar as doenças. As fezes de animais eram usadas para tratar uma variedade de doenças, incluindo a dor de cabeça, a dor de estômago e a diarreia."

Conclusão

"Dona Estultícia Que as Nossas Enfermidades Sejam Breves" é um livro divertido e informativo que nos ensina muito sobre a história da medicina. O livro é perfeito para quem gosta de história, ciência e, claro, de uma boa dose de humor.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços