Capa do Livro Destaque: a Compreensão de Educação de Paulo Freire: Indignação E... - Ufu: Revista de Educação Popular Nº 1 - 2002

Destaque: a Compreensão de Educação de Paulo Freire: Indignação E... - Ufu: Revista de Educação Popular Nº 1 - 2002

Destaque: a Compreensão de Educação de Paulo Freire: Indignação E... - Ufu: Revista de Educação Popular Nº 1 - 2002

Este livro é uma coletânea de artigos que exploram a compreensão de educação de Paulo Freire, um dos mais importantes pensadores da educação do século XX. Freire acreditava que a educação deveria ser um processo libertador, que ajudasse as pessoas a desenvolver seu potencial crítico e a transformar a sociedade.

O livro está dividido em três partes. A primeira parte, "A Educação como Prática da Liberdade", discute os fundamentos filosóficos da educação de Freire. A segunda parte, "A Educação como Prática Política", explora como a educação pode ser usada para promover a mudança social. A terceira parte, "A Educação como Prática Cultural", discute o papel da educação na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

A Educação como Prática da Liberdade

Freire acreditava que a educação deveria ser um processo libertador, que ajudasse as pessoas a desenvolver seu potencial crítico e a transformar a sociedade. Ele argumentava que a educação tradicional, baseada na transmissão de conhecimentos de cima para baixo, era opressiva e alienante. Em vez disso, ele propunha uma educação baseada no diálogo e na participação, que permitisse às pessoas desenvolver seu próprio conhecimento e a tomar consciência de sua realidade.

A Educação como Prática Política

Freire acreditava que a educação era uma prática política, que poderia ser usada para promover a mudança social. Ele argumentava que a educação não deveria ser neutra, mas sim comprometida com a justiça social e a democracia. Ele propunha uma educação que ajudasse as pessoas a entender as estruturas de poder da sociedade e a lutar por uma sociedade mais justa e democrática.

A Educação como Prática Cultural

Freire acreditava que a educação era uma prática cultural, que desempenhava um papel importante na construção de uma sociedade mais justa e democrática. Ele argumentava que a educação deveria estar enraizada na cultura das pessoas, e que deveria ajudar as pessoas a desenvolver sua identidade cultural e a se orgulhar de sua cultura.

Conclusão

O livro "Destaque: a Compreensão de Educação de Paulo Freire: Indignação E..." é uma excelente introdução ao pensamento de Paulo Freire. O livro oferece uma visão abrangente da compreensão de educação de Freire, e explora as implicações dessa compreensão para a prática educacional. O livro é essencial para qualquer pessoa interessada em educação, justiça social e democracia.

Sobre o Autor

Paulo Freire (1921-1997) foi um educador brasileiro, considerado um dos mais importantes pensadores da educação do século XX. Freire desenvolveu uma teoria da educação libertadora, que enfatiza o papel da educação na transformação social. Freire acreditava que a educação deveria ser um processo dialógico, que permitisse às pessoas desenvolver seu próprio conhecimento e a tomar consciência de sua realidade. Ele também acreditava que a educação deveria estar comprometida com a justiça social e a democracia.

Freire nasceu em Recife, Pernambuco, em 1921. Ele estudou direito na Universidade do Recife, mas logo se interessou pela educação. Em 1946, ele começou a trabalhar como professor de português em uma escola secundária. Em 1959, ele publicou seu primeiro livro, "Educação como Prática da Liberdade". O livro foi um sucesso e foi traduzido para mais de 30 idiomas.

Freire continuou a escrever e a dar palestras sobre educação ao longo de sua vida. Ele morreu em São Paulo, em 1997. Seu trabalho continua a inspirar educadores em todo o mundo.


Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços