Capa do Livro Correio Filatético - Nº 63 - Casa do Trem - Correios

Correio Filatético - Nº 63 - Casa do Trem - Correios

795 palavras · 4 minutos tempo de leitura Artes Geografia e História Esportes e Lazer/Turismo Didáticos

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

Correio Filatélico - Nº 63 - Casa do Trem - Correios

O Correio Filatélico é uma publicação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) que circula desde 1970. A revista é voltada para os colecionadores de selos e apresenta artigos sobre a história dos Correios, a filatelia e as novidades do setor.

O número 63 do Correio Filatélico, lançado em 2019, é dedicado à Casa do Trem, um museu ferroviário localizado em São João del-Rei, Minas Gerais. O museu abriga uma coleção de locomotivas, vagões e outros equipamentos ferroviários que contam a história da ferrovia no Brasil.

A Casa do Trem

A Casa do Trem foi fundada em 1984 pelo empresário e colecionador ferroviário Roberto Burle Marx. O museu está instalado em um antigo armazém da Estrada de Ferro Central do Brasil, construído em 1884.

O acervo da Casa do Trem é composto por mais de 100 locomotivas, vagões e outros equipamentos ferroviários. As peças mais antigas datam do século XIX e contam a história da evolução da ferrovia no Brasil.

As locomotivas

A Casa do Trem abriga uma coleção de locomotivas a vapor, diesel e elétrica. As locomotivas a vapor são as mais antigas e datam do século XIX. Essas locomotivas eram movidas a carvão e água e eram usadas para transportar cargas e passageiros.

As locomotivas diesel são mais modernas e foram introduzidas no Brasil na década de 1930. Essas locomotivas são movidas a diesel e são mais potentes que as locomotivas a vapor.

As locomotivas elétricas são as mais modernas e foram introduzidas no Brasil na década de 1950. Essas locomotivas são movidas a eletricidade e são as mais eficientes e环保的.

Os vagões

A Casa do Trem também abriga uma coleção de vagões de passageiros e de carga. Os vagões de passageiros são de diferentes épocas e contam a história da evolução do transporte ferroviário de passageiros.

Os vagões de carga são usados para transportar diversos tipos de mercadorias. Os vagões mais antigos são de madeira e datam do século XIX. Os vagões mais modernos são de aço e são mais resistentes e duráveis.

Outros equipamentos ferroviários

Além das locomotivas e vagões, a Casa do Trem também abriga uma coleção de outros equipamentos ferroviários. Esses equipamentos incluem:

  • Plataformas giratórias
  • Pontes ferroviárias
  • Túneis ferroviários
  • Estações ferroviárias
  • Sinais ferroviários

Esses equipamentos são essenciais para o funcionamento da ferrovia e contam a história da evolução da infraestrutura ferroviária no Brasil.

A visita à Casa do Trem

A Casa do Trem é um lugar imperdível para os amantes da ferrovia. O museu oferece uma oportunidade única de conhecer a história da ferrovia no Brasil e de ver de perto as locomotivas, vagões e outros equipamentos ferroviários que fizeram parte dessa história.

A Casa do Trem está localizada em São João del-Rei, Minas Gerais. O museu está aberto de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Como chegar à Casa do Trem

A Casa do Trem está localizada em São João del-Rei, Minas Gerais. A cidade fica a cerca de 200 km de Belo Horizonte, a capital do estado.

Para chegar à Casa do Trem, você pode pegar um ônibus ou um carro. De ônibus, a viagem dura cerca de 3 horas. De carro, a viagem dura cerca de 2 horas.

Onde se hospedar em São João del-Rei

Se você estiver planejando visitar a Casa do Trem, existem várias opções de hospedagem em São João del-Rei. Você pode escolher entre hotéis, pousadas e hostels.

Os hotéis mais populares em São João del-Rei são:

  • Hotel Solar dos Neves
  • Hotel Fazenda Solar da Serra
  • Hotel Pousada do Chafariz

As pousadas mais populares em São João del-Rei são:

  • Pousada Solar de Dom Pedro
  • Pousada Solar dos Inconfidentes
  • Pousada Solar do Rosário

Os hostels mais populares em São João del-Rei são:

  • Hostel Casa do Viajante
  • Hostel Pousada do Trem
  • Hostel Solar da Juventude

O que fazer em São João del-Rei

Além de visitar a Casa do Trem, há várias outras coisas para fazer em São João del-Rei. Você pode visitar o centro histórico da cidade, que é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Você também pode visitar o Museu Regional de São João del-Rei, que conta a história da cidade e da região.

Se você estiver interessado em atividades ao ar livre, você pode visitar o Parque Estadual do Ibitipoca, que fica a cerca de 30 km de São João del-Rei. O parque oferece trilhas para caminhadas, cachoeiras e piscinas naturais.

São João del-Rei: uma cidade encantadora

São João del-Rei é uma cidade encantadora que oferece muitas atrações para os turistas. Se você estiver planejando uma viagem a Minas Gerais, não deixe de visitar São João del-Rei e a Casa do Trem.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços