Capa do Livro Copa São Paulo a Vitrine do Futebol Brasileiro - Fábio Lazzari

Copa São Paulo a Vitrine do Futebol Brasileiro - Fábio Lazzari

893 palavras · 5 minutos tempo de leitura Esportes e Lazer/Turismo Biografias e Memórias Literatura Brasileira Administração e Negócios

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

Copa São Paulo de Futebol Júnior: A Vitrine do Futebol Brasileiro

A Copa São Paulo de Futebol Júnior é uma das competições de futebol mais importantes do mundo. Realizada anualmente em janeiro, reúne os melhores times de futebol do Brasil e revela novos talentos para o futebol mundial.

O livro "Copa São Paulo de Futebol Júnior: A Vitrine do Futebol Brasileiro", de Fábio Lazzari, conta a história desta competição desde sua criação, em 1969, até os dias atuais. O autor narra os principais momentos da Copinha, como as grandes campanhas de times como Corinthians, São Paulo, Flamengo e Vasco, e os craques que foram revelados na competição, como Pelé, Zico, Ronaldo e Neymar.

O livro também traz histórias curiosas e engraçadas sobre a Copinha, como a vez em que um time foi desclassificado por usar jogadores acima da idade permitida, e a vez em que um jogador foi expulso por dar um soco no árbitro.

"Copa São Paulo de Futebol Júnior: A Vitrine do Futebol Brasileiro" é um livro imperdível para todos os fãs de futebol. O autor Fábio Lazzari conta a história da Copinha de forma envolvente e divertida, e traz histórias e curiosidades que vão fazer você se apaixonar ainda mais por esta competição.

A História da Copinha

A Copa São Paulo de Futebol Júnior foi criada em 1969, por iniciativa da Federação Paulista de Futebol (FPF). A ideia era criar uma competição que reunisse os melhores times de futebol do Brasil e revelasse novos talentos para o futebol mundial.

A primeira edição da Copinha foi realizada em janeiro de 1969, e contou com a participação de 16 times. O campeão foi o Corinthians, que venceu o Botafogo na final por 2 a 1.

Desde então, a Copinha se tornou uma das competições de futebol mais importantes do mundo. Atualmente, a competição reúne 128 times, divididos em 32 grupos. Os jogos são disputados em várias cidades do estado de São Paulo, e a final é realizada no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Os Grandes Momentos da Copinha

A Copinha já teve muitos momentos marcantes ao longo de sua história. Um dos mais inesquecíveis foi a campanha do Corinthians em 2005. Naquele ano, o Timão tinha um time recheado de craques, como o goleiro Fábio, o zagueiro Chicão, o volante Carlos Alberto, o meia Dentinho e o atacante Lulinha.

O Corinthians fez uma campanha arrasadora na Copinha de 2005. O time venceu todos os seus jogos, marcando 31 gols e sofrendo apenas 3. Na final, o Timão goleou o Fluminense por 5 a 1, e conquistou o título de forma invicta.

Outro grande momento da Copinha foi a campanha do São Paulo em 2010. Naquele ano, o Tricolor tinha um time muito forte, com jogadores como o goleiro Rafael, o zagueiro Rhodolfo, o volante Casemiro, o meia Lucas e o atacante Henrique.

O São Paulo fez uma campanha brilhante na Copinha de 2010. O time venceu todos os seus jogos, marcando 25 gols e sofrendo apenas 2. Na final, o Tricolor venceu o Cruzeiro por 3 a 1, e conquistou o título de forma invicta.

Os Craques Revelados na Copinha

A Copinha já revelou muitos craques para o futebol mundial. Alguns dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro passaram pela Copinha, como Pelé, Zico, Ronaldo e Neymar.

Pelé foi revelado na Copinha de 1957, quando tinha apenas 16 anos. O Rei do Futebol jogou pelo Santos e marcou 6 gols na competição.

Zico foi revelado na Copinha de 1971, quando tinha 18 anos. O Galinho de Quintino jogou pelo Flamengo e marcou 5 gols na competição.

Ronaldo foi revelado na Copinha de 1993, quando tinha 16 anos. O Fenômeno jogou pelo Cruzeiro e marcou 12 gols na competição.

Neymar foi revelado na Copinha de 2009, quando tinha 17 anos. O craque jogou pelo Santos e marcou 10 gols na competição.

As Histórias Curiosas e Engraçadas da Copinha

A Copinha já teve muitas histórias curiosas e engraçadas ao longo de sua história. Uma das mais famosas é a vez em que um time foi desclassificado por usar jogadores acima da idade permitida.

O caso aconteceu em 1986, quando o time do Nacional-SP foi desclassificado da Copinha por usar dois jogadores acima da idade permitida. Os jogadores em questão eram o zagueiro Mauro e o volante Ademir, que tinham 21 e 22 anos, respectivamente.

Outra história curiosa da Copinha é a vez em que um jogador foi expulso por dar um soco no árbitro. O caso aconteceu em 1997, quando o jogador do Corinthians, Edu, foi expulso por dar um soco no árbitro Márcio Rezende de Freitas.

O jogador do Corinthians foi expulso de campo e o Corinthians perdeu o jogo por 1 a 0.

Conclusão

A Copa São Paulo de Futebol Júnior é uma competição de futebol muito importante, que reúne os melhores times do Brasil e revela novos talentos para o futebol mundial. A Copinha já teve muitos momentos marcantes, como as grandes campanhas de times como Corinthians, São Paulo, Flamengo e Vasco, e os craques que foram revelados na competição, como Pelé, Zico, Ronaldo e Neymar.

O livro "Copa São Paulo de Futebol Júnior: A Vitrine do Futebol Brasileiro", de Fábio Lazzari, conta a história desta competição de forma envolvente e divertida, e traz histórias e curiosidades que vão fazer você se apaixonar ainda mais por esta competição.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços