Careta Ano 23 ; Número 1173 - A Editora
655 palavras · 4 minutos tempo de leitura Literatura Estrangeira Ficção Científica e Fantasia Romance Terror
Careta: Uma revista de humor que marcou época
A Careta foi uma revista de humor brasileira que circulou de 1908 a 1960. Fundada por Angelo Agostini, a revista rapidamente se tornou uma das mais populares do país, chegando a atingir uma tiragem de mais de 100 mil exemplares.
A Careta era conhecida por seu humor ácido e irreverente, que não poupava ninguém, nem mesmo os poderosos. A revista publicava charges, caricaturas, anedotas e piadas sobre os mais variados assuntos, desde a política até a vida cotidiana.
Um dos principais destaques da Careta era a qualidade de seus ilustradores. A revista contava com alguns dos melhores cartunistas do país, como J. Carlos, Raul Pederneiras, Millôr Fernandes e Ziraldo.
A Careta também foi um importante veículo de divulgação da cultura brasileira. A revista publicava artigos sobre literatura, música, teatro e cinema, além de promover concursos de contos e poesias.
O humor da Careta
O humor da Careta era ácido, irreverente e não poupava ninguém. A revista publicava charges, caricaturas, anedotas e piadas sobre os mais variados assuntos, desde a política até a vida cotidiana.
Um dos principais alvos da Careta era a política. A revista não hesitava em criticar os políticos, independentemente de sua posição ou partido. Os presidentes da República, os ministros e os deputados eram todos alvos de piadas e charges.
A Careta também não poupava os militares. A revista publicava charges e anedotas sobre os generais e os soldados, muitas vezes ridicularizando-os.
Outro alvo frequente da Careta era a Igreja Católica. A revista publicava charges e anedotas sobre os padres, os bispos e o próprio Papa.
A Careta também não hesitava em criticar a sociedade brasileira. A revista publicava charges e anedotas sobre a desigualdade social, a corrupção e a violência.
Os ilustradores da Careta
A Careta contava com alguns dos melhores cartunistas do país. A revista publicava charges, caricaturas, anedotas e piadas ilustradas por artistas como J. Carlos, Raul Pederneiras, Millôr Fernandes e Ziraldo.
J. Carlos foi um dos principais cartunistas da Careta. Ele era conhecido por suas charges ácidas e irreverentes, que não poupavam ninguém. J. Carlos também era um mestre da caricatura, e suas caricaturas dos políticos e celebridades da época eram famosas.
Raul Pederneiras foi outro grande cartunista da Careta. Ele era conhecido por suas charges bem-humoradas e inteligentes, que muitas vezes traziam uma mensagem política. Raul Pederneiras também era um mestre da caricatura, e suas caricaturas dos políticos e celebridades da época eram famosas.
Millôr Fernandes foi um dos cartunistas mais importantes da história do Brasil. Ele começou sua carreira na Careta, onde publicou charges, caricaturas, anedotas e piadas por muitos anos. Millôr Fernandes era conhecido por seu humor ácido e inteligente, que não poupava ninguém. Ele também era um mestre da caricatura, e suas caricaturas dos políticos e celebridades da época eram famosas.
Ziraldo é um dos cartunistas mais famosos do Brasil. Ele começou sua carreira na Careta, onde publicou charges, caricaturas, anedotas e piadas por muitos anos. Ziraldo é conhecido por seu humor bem-humorado e inteligente, que muitas vezes trazia uma mensagem política. Ele também é um mestre da caricatura, e suas caricaturas dos políticos e celebridades da época eram famosas.
A importância da Careta
A Careta foi uma revista de humor importante que marcou época. A revista não só divertia seus leitores, mas também criticava a sociedade brasileira e promovia a cultura.
A Careta deixou um legado importante para o humor brasileiro. A revista influenciou muitos cartunistas e humoristas que vieram depois, e seu humor ácido e irreverente ainda é apreciado até hoje.
Conclusão
A Careta foi uma revista de humor importante que marcou época. A revista não só divertia seus leitores, mas também criticava a sociedade brasileira e promovia a cultura.
A Careta deixou um legado importante para o humor brasileiro. A revista influenciou muitos cartunistas e humoristas que vieram depois, e seu humor ácido e irreverente ainda é apreciado até hoje.