Capa do Livro As Diversas Facetas de Monteiro Lobato - José Antônio Pereira Ribeiro

As Diversas Facetas de Monteiro Lobato - José Antônio Pereira Ribeiro

492 palavras · 3 minutos tempo de leitura Biografias e Memórias Literatura Brasileira Literatura Infantojuvenil Literatura Juvenil

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

As Diversas Facetas de Monteiro Lobato

Monteiro Lobato, um dos maiores escritores brasileiros, é conhecido por suas obras infantis, como "Sítio do Picapau Amarelo" e "Reinações de Narizinho". No entanto, sua produção literária vai muito além disso. Lobato também foi um prolífico ensaísta, cronista, tradutor e editor.

Nesta biografia, José Antônio Pereira Ribeiro apresenta as diversas facetas de Monteiro Lobato, desde sua infância e juventude até sua maturidade e morte. O autor aborda a vida pessoal e profissional de Lobato, destacando suas principais obras e suas contribuições para a literatura brasileira.

Infância e Juventude

Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, no interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882. Era filho de José Bento Marcondes Lobato, um advogado e político, e de Olímpia Augusta de Oliveira Lobato.

Lobato teve uma infância feliz e privilegiada. Estudou em colégios particulares e teve acesso a uma vasta biblioteca. Desde cedo, mostrou interesse pela literatura e começou a escrever seus primeiros textos.

Início da Carreira Literária

Em 1904, Lobato publicou seu primeiro livro, "Urupês", uma coletânea de contos ambientados no interior de São Paulo. O livro foi bem recebido pela crítica e pelo público, e Lobato começou a se destacar no cenário literário brasileiro.

Nos anos seguintes, Lobato publicou outras obras importantes, como "Cidades Mortas" (1919), "Negrinha" (1920) e "O Presidente Negro" (1926). Essas obras consolidaram sua posição como um dos principais escritores brasileiros.

O Sítio do Picapau Amarelo

Em 1921, Lobato publicou "A Menina do Narizinho Arrebitado", o primeiro livro da série "Sítio do Picapau Amarelo". A série conta as aventuras de uma menina chamada Narizinho e seus amigos, como Pedrinho, Emília e Visconde de Sabugosa.

O "Sítio do Picapau Amarelo" foi um sucesso imediato e se tornou uma das obras mais populares da literatura brasileira. A série foi traduzida para mais de 30 idiomas e vendeu milhões de cópias em todo o mundo.

O Editor e o Ensaísta

Além de escritor, Lobato também foi um editor e ensaísta de sucesso. Em 1918, fundou a Editora Monteiro Lobato, que publicou obras de importantes escritores brasileiros, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Cecília Meireles.

Lobato também foi um prolífico ensaísta. Escreveu sobre diversos temas, como literatura, educação, política e economia. Seus ensaios foram publicados em jornais e revistas, e também foram reunidos em livros.

Morte e Legado

Monteiro Lobato morreu em São Paulo, em 4 de julho de 1948. Deixou uma vasta obra literária, que inclui romances, contos, crônicas, ensaios e traduções.

Lobato é considerado um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos. Suas obras são marcadas pelo humor, pela crítica social e pelo amor à natureza. Lobato também foi um importante editor e ensaísta, e sua contribuição para a cultura brasileira é inestimável.

Conclusão

Monteiro Lobato foi um escritor multifacetado e talentoso. Sua obra é vasta e abrange diversos gêneros literários. Lobato é um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, e sua contribuição para a cultura brasileira é inestimável.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços