Capa do Livro As Casadas Solteiras - Martins Pena

As Casadas Solteiras - Martins Pena

600 palavras · 3 minutos tempo de leitura Literatura Brasileira Romance Ficção Científica e Fantasia Poesia

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

As Casadas Solteiras: Uma Comédia de Costumes do Brasil Imperial

Publicado em 1862, As Casadas Solteiras é uma das obras mais importantes do dramaturgo brasileiro Martins Pena. A peça é uma comédia de costumes que retrata a sociedade carioca do século XIX, com seus hábitos, costumes e preconceitos.

Enredo

A história gira em torno de duas jovens casadas, Clarinha e Amélia, que estão insatisfeitas com seus maridos. Clarinha é casada com o velho e rico Dr. Simplício, enquanto Amélia é casada com o jovem e mulherengo Dr. Otávio.

As duas amigas decidem se unir para dar um basta na situação e começam a se encontrar às escondidas para discutir seus problemas e tramar planos para se livrarem de seus maridos.

Personagens

Os personagens de As Casadas Solteiras são todos muito bem construídos e representam diferentes tipos sociais da época.

Clarinha é uma jovem ingênua e romântica, que se casou com o Dr. Simplício por conveniência. Ela sonha com um amor verdadeiro e apaixonado, mas se sente frustrada com seu casamento.

Amélia é uma jovem inteligente e independente, que se casou com o Dr. Otávio por amor. No entanto, ela logo se decepcionou com o marido, que se revelou um mulherengo e um jogador.

Dr. Simplício é um velho rico e avarento, que se casou com Clarinha por interesse. Ele não ama a esposa e a trata com indiferença.

Dr. Otávio é um jovem mulherengo e jogador, que se casou com Amélia por amor. No entanto, ele logo se cansou da esposa e começou a traí-la.

Temas

As Casadas Solteiras aborda diversos temas importantes, como o casamento, o adultério, a independência feminina e a hipocrisia social.

A peça critica a instituição do casamento, que na época era visto como um contrato social e não como uma união de amor. As personagens femininas são retratadas como vítimas dessa instituição, que as aprisiona e as impede de viverem suas vidas plenamente.

A peça também critica o adultério, que era considerado um pecado grave na sociedade da época. As personagens femininas são julgadas e condenadas por traírem seus maridos, enquanto os personagens masculinos são perdoados e até mesmo elogiados por suas aventuras extraconjugais.

A peça defende a independência feminina e o direito das mulheres de escolherem seus próprios destinos. As personagens femininas são mostradas como mulheres fortes e inteligentes, que são capazes de lutar por seus direitos e de se libertarem das convenções sociais.

A peça também critica a hipocrisia social, que condena as mulheres por comportamentos que são tolerados nos homens. As personagens femininas são julgadas e condenadas por serem honestas sobre seus desejos, enquanto os personagens masculinos são elogiados por serem desonestos e hipócritas.

Conclusão

As Casadas Solteiras é uma peça inteligente, divertida e bem escrita que retrata a sociedade brasileira do século XIX com humor e crítica social. A peça é um clássico da literatura brasileira e continua a ser relevante até hoje, pois aborda temas que ainda são atuais, como o casamento, o adultério, a independência feminina e a hipocrisia social.

Sobre o Autor

Martins Pena (1815-1848) foi um dramaturgo brasileiro que nasceu no Rio de Janeiro. Ele é considerado um dos fundadores do teatro brasileiro e suas peças são conhecidas por seu humor, crítica social e personagens bem construídos.

Martins Pena escreveu mais de 30 peças, entre as quais se destacam: O Juiz de Paz na Roça (1838), O Noviço (1845) e As Casadas Solteiras (1862).

Martins Pena morreu aos 33 anos, vítima de tuberculose. Ele deixou uma obra que é considerada um marco na história do teatro brasileiro e que continua a ser apreciada até hoje.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços