Leitura Em Língua Inglesa: uma Abordagem Instrumental - Adriana Grade Fiori Souza e Outros
560 palavras · 3 minutos tempo de leitura Linguística Didáticos Literatura Estrangeira Informática
Leitura em Língua Inglesa: uma Abordagem Instrumental
O livro "Leitura em Língua Inglesa: uma Abordagem Instrumental", organizado por Adriana Grade Fiori Souza e outros, é uma obra essencial para estudantes, professores e pesquisadores interessados em leitura em língua inglesa. O livro aborda a leitura de forma ampla, desde a compreensão dos processos cognitivos envolvidos na leitura até as estratégias de ensino e aprendizagem de leitura.
O que é leitura?
A leitura é um processo complexo que envolve a interação entre o leitor e o texto. O leitor usa seus conhecimentos prévios, suas habilidades de decodificação e suas estratégias de compreensão para construir significado a partir do texto.
Processos cognitivos envolvidos na leitura
A leitura envolve uma série de processos cognitivos, incluindo:
- Percepção: o leitor identifica as palavras e frases do texto.
- Decodificação: o leitor converte as palavras em sons.
- Compreensão: o leitor constrói significado a partir do texto.
- Memória: o leitor armazena as informações do texto na memória.
- Metacognição: o leitor monitora sua própria compreensão do texto e ajusta suas estratégias de leitura conforme necessário.
Estratégias de ensino e aprendizagem de leitura
Existem muitas estratégias diferentes que podem ser usadas para ensinar e aprender a ler em língua inglesa. Algumas estratégias comuns incluem:
- Leitura compartilhada: o professor e os alunos leem um texto juntos e discutem o significado do texto.
- Leitura guiada: o professor fornece suporte aos alunos enquanto eles leem um texto.
- Leitura independente: os alunos leem um texto por conta própria e depois discutem o significado do texto com o professor ou com os colegas.
- Estratégias metacognitivas: os alunos aprendem a monitorar sua própria compreensão do texto e a ajustar suas estratégias de leitura conforme necessário.
O livro "Leitura em Língua Inglesa: uma Abordagem Instrumental"
O livro "Leitura em Língua Inglesa: uma Abordagem Instrumental" é uma obra essencial para estudantes, professores e pesquisadores interessados em leitura em língua inglesa. O livro aborda a leitura de forma ampla, desde a compreensão dos processos cognitivos envolvidos na leitura até as estratégias de ensino e aprendizagem de leitura.
O livro é dividido em três partes:
- Parte I: Fundamentos da Leitura
- Parte II: Estratégias de Ensino e Aprendizagem de Leitura
- Parte III: Pesquisas em Leitura em Língua Inglesa
A primeira parte do livro apresenta os fundamentos da leitura, incluindo os processos cognitivos envolvidos na leitura e as estratégias de ensino e aprendizagem de leitura. A segunda parte do livro apresenta pesquisas em leitura em língua inglesa, incluindo estudos sobre a aquisição da leitura, a compreensão da leitura e a fluência na leitura. A terceira parte do livro apresenta estudos de caso sobre o ensino de leitura em língua inglesa em diferentes contextos.
O livro "Leitura em Língua Inglesa: uma Abordagem Instrumental" é uma obra essencial para estudantes, professores e pesquisadores interessados em leitura em língua inglesa. O livro aborda a leitura de forma ampla, desde a compreensão dos processos cognitivos envolvidos na leitura até as estratégias de ensino e aprendizagem de leitura.
Conclusão
O livro "Leitura em Língua Inglesa: uma Abordagem Instrumental" é uma obra essencial para estudantes, professores e pesquisadores interessados em leitura em língua inglesa. O livro aborda a leitura de forma ampla, desde a compreensão dos processos cognitivos envolvidos na leitura até as estratégias de ensino e aprendizagem de leitura. O livro é uma fonte valiosa de informações para todos aqueles que se interessam pela leitura em língua inglesa.