Infância: um dos Nomes da Não Razão - Amadeu de Oliveira Weinmann
Infância: um dos Nomes da Não Razão
Autor: Amadeu de Oliveira Weinmann
Editora: Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP)
Ano de publicação: 2021
Número de páginas: 368
Sinopse
Em "Infância: um dos Nomes da Não Razão", Amadeu de Oliveira Weinmann nos convida a mergulhar no universo da infância, um mundo mágico e misterioso, onde a realidade se mistura com a fantasia e a razão se rende à emoção.
Weinmann, com sua escrita fluida e envolvente, nos transporta para as profundezas da mente infantil, revelando seus medos, desejos e sonhos mais profundos. O livro é um convite a resgatarmos nossa criança interior e a redescobrir a beleza e a magia que existem no mundo.
O autor
Amadeu de Oliveira Weinmann é um escritor, professor e pesquisador brasileiro. Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), é autor de diversos livros, entre eles "A Filosofia da Infância" (2005), "A Educação da Infância" (2010) e "O Brincar e a Infância" (2015).
Weinmann é um estudioso da infância e da educação, e suas obras são marcadas por uma abordagem interdisciplinar, que reúne elementos da filosofia, da psicologia, da sociologia e da antropologia.
A obra
"Infância: um dos Nomes da Não Razão" é uma obra fundamental para quem se interessa pela infância e pela educação. O livro reúne uma série de ensaios que abordam diferentes aspectos da infância, desde sua definição filosófica até suas implicações educacionais.
Weinmann discute a infância como um fenômeno histórico e cultural, e analisa as diferentes formas como a infância foi concebida ao longo do tempo. O autor também aborda a relação entre infância e razão, e argumenta que a infância é um período de não razão, em que a criança ainda não está plenamente desenvolvida em termos racionais.
No entanto, Weinmann não vê a infância como um período negativo. Pelo contrário, ele argumenta que a infância é uma fase rica e fértil, em que a criança desenvolve suas capacidades criativas e imaginativas. O autor também defende a importância do brincar na infância, e argumenta que o brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento da criança.
O estilo
A escrita de Weinmann é fluida e envolvente, e o autor consegue transmitir suas ideias de forma clara e acessível. O livro é repleto de exemplos e ilustrações, o que ajuda o leitor a compreender os conceitos discutidos.
O público-alvo
"Infância: um dos Nomes da Não Razão" é um livro indicado para estudantes, professores, pesquisadores e profissionais que se interessam pela infância e pela educação. O livro também é uma leitura recomendada para pais e mães que desejam compreender melhor seus filhos.
Conclusão
"Infância: um dos Nomes da Não Razão" é uma obra fundamental para quem se interessa pela infância e pela educação. O livro reúne uma série de ensaios que abordam diferentes aspectos da infância, desde sua definição filosófica até suas implicações educacionais. Weinmann discute a infância como um fenômeno histórico e cultural, e analisa as diferentes formas como a infância foi concebida ao longo do tempo. O autor também aborda a relação entre infância e razão, e argumenta que a infância é um período de não razão, em que a criança ainda não está plenamente desenvolvida em termos racionais. No entanto, Weinmann não vê a infância como um período negativo. Pelo contrário, ele argumenta que a infância é uma fase rica e fértil, em que a criança desenvolve suas capacidades criativas e imaginativas. O autor também defende a importância do brincar na infância, e argumenta que o brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento da criança. A escrita de Weinmann é fluida e envolvente, e o autor consegue transmitir suas ideias de forma clara e acessível. O livro é repleto de exemplos e ilustrações, o que ajuda o leitor a compreender os conceitos discutidos. "Infância: um dos Nomes da Não Razão" é um livro indicado para estudantes, professores, pesquisadores e profissionais que se interessam pela infância e pela educação. O livro também é uma leitura recomendada para pais e mães que desejam compreender melhor seus filhos.