Capa do Livro História do Pensamento Administrativo - Disciplina na Modalidade a Dis - Unisul

História do Pensamento Administrativo - Disciplina na Modalidade a Dis - Unisul

1.103 palavras · 6 minutos tempo de leitura Administração e Negócios Didáticos Geografia e História Informática

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Introdução

Você já parou para pensar sobre como as organizações funcionam? Como elas são criadas, gerenciadas e mantidas? Se você tem interesse em administração, então você precisa conhecer a história do pensamento administrativo.

A história do pensamento administrativo é um campo de estudo que analisa como as ideias sobre administração evoluíram ao longo do tempo. Ela abrange desde os primeiros filósofos gregos até os teóricos modernos da administração.

Ao estudar a história do pensamento administrativo, você aprenderá sobre as diferentes escolas de pensamento que moldaram a administração moderna. Você também aprenderá sobre os principais pensadores da administração e suas ideias.

Este conhecimento é essencial para qualquer pessoa que deseja entender como as organizações funcionam e como elas podem ser melhoradas.

As Primeiras Escolas de Pensamento Administrativo

As primeiras escolas de pensamento administrativo surgiram no século XVIII. Essas escolas foram influenciadas pelos filósofos gregos, que acreditavam que a administração era uma ciência que podia ser estudada e compreendida.

As principais escolas de pensamento administrativo do século XVIII foram:

  • A Escola Clássica: A Escola Clássica foi fundada por Frederick Taylor e Henri Fayol. Taylor acreditava que a administração era uma ciência que podia ser usada para aumentar a eficiência das organizações. Fayol acreditava que a administração era uma função separada das outras funções da organização.
  • A Escola das Relações Humanas: A Escola das Relações Humanas foi fundada por Elton Mayo e Abraham Maslow. Mayo acreditava que os trabalhadores eram motivados por fatores psicológicos e sociais, e não apenas por fatores econômicos. Maslow acreditava que os trabalhadores tinham uma hierarquia de necessidades, e que a satisfação dessas necessidades era essencial para a motivação.
  • A Escola Estruturalista: A Escola Estruturalista foi fundada por Max Weber e Talcott Parsons. Weber acreditava que as organizações eram sistemas sociais complexos, e que a estrutura da organização determinava seu comportamento. Parsons acreditava que as organizações eram sistemas abertos, e que elas interagiam com o ambiente externo.

As Escolas Modernas de Pensamento Administrativo

As escolas modernas de pensamento administrativo surgiram no século XX. Essas escolas foram influenciadas pelas mudanças tecnológicas e sociais que ocorreram no século XX.

As principais escolas de pensamento administrativo do século XX foram:

  • A Escola da Teoria da Contingência: A Escola da Teoria da Contingência foi fundada por Joan Woodward e Lawrence J. Henderson. Woodward acreditava que a estrutura da organização deveria ser adaptada ao ambiente externo. Henderson acreditava que a estratégia da organização deveria ser baseada nas contingências do ambiente externo.
  • A Escola do Comportamento Organizacional: A Escola do Comportamento Organizacional foi fundada por Herbert A. Simon e James G. March. Simon acreditava que as organizações eram sistemas complexos, e que o comportamento dos indivíduos dentro das organizações era influenciado por fatores psicológicos e sociais. March acreditava que as organizações eram sistemas políticos, e que o poder era um fator importante na tomada de decisões.
  • A Escola da Teoria Institucional: A Escola da Teoria Institucional foi fundada por John W. Meyer e Brian Rowan. Meyer acreditava que as organizações eram influenciadas pelas instituições sociais, e que essas instituições moldavam o comportamento das organizações. Rowan acreditava que as organizações eram legitimadas pelas instituições sociais, e que essa legitimidade era essencial para a sobrevivência das organizações.

Os Principais Pensadores da Administração

Ao longo da história, muitos pensadores contribuíram para o desenvolvimento do pensamento administrativo. Alguns dos principais pensadores da administração incluem:

  • Frederick Taylor: Taylor é considerado o pai da administração científica. Ele acreditava que a administração era uma ciência que podia ser usada para aumentar a eficiência das organizações.
  • Henri Fayol: Fayol é considerado o pai da administração moderna. Ele acreditava que a administração era uma função separada das outras funções da organização.
  • Elton Mayo: Mayo é considerado o pai da Escola das Relações Humanas. Ele acreditava que os trabalhadores eram motivados por fatores psicológicos e sociais, e não apenas por fatores econômicos.
  • Abraham Maslow: Maslow é considerado o pai da hierarquia de necessidades. Ele acreditava que os trabalhadores tinham uma hierarquia de necessidades, e que a satisfação dessas necessidades era essencial para a motivação.
  • Max Weber: Weber é considerado o pai da Escola Estruturalista. Ele acreditava que as organizações eram sistemas sociais complexos, e que a estrutura da organização determinava seu comportamento.
  • Talcott Parsons: Parsons é considerado o pai da teoria dos sistemas sociais. Ele acreditava que as organizações eram sistemas abertos, e que elas interagiam com o ambiente externo.
  • Joan Woodward: Woodward é considerada a mãe da Escola da Teoria da Contingência. Ela acreditava que a estrutura da organização deveria ser adaptada ao ambiente externo.
  • Lawrence J. Henderson: Henderson é considerado o pai da teoria da estratégia. Ele acreditava que a estratégia da organização deveria ser baseada nas contingências do ambiente externo.
  • Herbert A. Simon: Simon é considerado o pai da Escola do Comportamento Organizacional. Ele acreditava que as organizações eram sistemas complexos, e que o comportamento dos indivíduos dentro das organizações era influenciado por fatores psicológicos e sociais.
  • James G. March: March é considerado o pai da teoria política das organizações. Ele acreditava que as organizações eram sistemas políticos, e que o poder era um fator importante na tomada de decisões.
  • John W. Meyer: Meyer é considerado o pai da Escola da Teoria Institucional. Ele acreditava que as organizações eram influenciadas pelas instituições sociais, e que essas instituições moldavam o comportamento das organizações.
  • Brian Rowan: Rowan é considerado o pai da teoria da legitimidade. Ele acreditava que as organizações eram legitimadas pelas instituições sociais, e que essa legitimidade era essencial para a sobrevivência das organizações.

A Importância da História do Pensamento Administrativo

A história do pensamento administrativo é importante porque ela nos ajuda a entender como as organizações funcionam e como elas podem ser melhoradas. Ao estudar a história do pensamento administrativo, podemos aprender com os erros e acertos dos pensadores do passado e aplicar esse conhecimento às nossas próprias organizações.

A história do pensamento administrativo também é importante porque ela nos ajuda a entender as diferentes perspectivas sobre a administração. Ao estudar as diferentes escolas de pensamento administrativo, podemos aprender sobre as diferentes maneiras de pensar sobre as organizações e como elas podem ser gerenciadas.

Esse conhecimento é essencial para qualquer pessoa que deseja entender como as organizações funcionam e como elas podem ser melhoradas.

Conclusão

A história do pensamento administrativo é um campo de estudo fascinante e importante. Ao estudar a história do pensamento administrativo, podemos aprender sobre as diferentes escolas de pensamento que moldaram a administração moderna, os principais pensadores da administração e suas ideias, e a importância da história do pensamento administrativo.

Esse conhecimento é essencial para qualquer pessoa que deseja entender como as organizações funcionam e como elas podem ser melhoradas.

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