Capa do Livro Hierofania o Teatro Segundo Antunes Filho - Sebastião Milaré

Hierofania o Teatro Segundo Antunes Filho - Sebastião Milaré

537 palavras · 3 minutos tempo de leitura Artes Literatura Brasileira Biografias e Memórias

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Hierofania: O Teatro Segundo Antunes Filho

Hierofania: O Teatro Segundo Antunes Filho é um livro escrito por Sebastião Milaré, publicado em 2008 pela Editora Perspectiva. A obra é uma homenagem ao diretor teatral Antunes Filho, um dos mais importantes nomes do teatro brasileiro.

O livro é dividido em três partes. A primeira parte, intitulada "O Teatro de Antunes Filho", apresenta uma visão geral da carreira do diretor, desde seus primeiros trabalhos até suas obras mais recentes. A segunda parte, "A Poética de Antunes Filho", analisa os principais elementos da poética do diretor, como a relação entre ator e personagem, o uso do espaço cênico e a construção da dramaturgia. A terceira parte, "O Legado de Antunes Filho", discute a influência do diretor no teatro brasileiro e sua importância para a formação de novas gerações de artistas.

O Teatro de Antunes Filho

Antunes Filho nasceu em São Paulo, em 1929. Iniciou sua carreira no teatro na década de 1950, como ator e diretor. Em 1961, fundou o Teatro Oficina, um dos mais importantes grupos teatrais brasileiros. Com o Teatro Oficina, Antunes Filho criou espetáculos inovadores e polêmicos, que marcaram a história do teatro brasileiro.

Entre os principais espetáculos de Antunes Filho estão "O Rei da Vela" (1967), "Macunaíma" (1978), "Romeu e Julieta" (1986) e "O Santo Inquérito" (1999). Esses espetáculos são caracterizados pela experimentação formal, pela crítica social e pela busca de uma linguagem teatral própria.

A Poética de Antunes Filho

A poética de Antunes Filho é marcada por uma série de elementos que o diferenciam de outros diretores teatrais. Um desses elementos é a relação entre ator e personagem. Para Antunes Filho, o ator não deve interpretar o personagem, mas sim encarná-lo. Isso significa que o ator deve se fundir com o personagem, de forma a se tornar uma só pessoa.

Outro elemento importante da poética de Antunes Filho é o uso do espaço cênico. Para o diretor, o espaço cênico não é apenas um lugar onde os atores se movimentam, mas sim um elemento fundamental da dramaturgia. O espaço cênico pode ser usado para criar atmosferas, sugerir significados e estabelecer relações entre os personagens.

Por fim, a poética de Antunes Filho também se caracteriza pela construção da dramaturgia. Para o diretor, a dramaturgia não é apenas um texto escrito, mas sim um processo de criação coletiva. A dramaturgia é construída a partir da improvisação, da experimentação e do diálogo entre os atores e o diretor.

O Legado de Antunes Filho

Antunes Filho é um dos mais importantes diretores teatrais brasileiros. Sua obra influenciou gerações de artistas e ajudou a moldar o teatro brasileiro contemporâneo. O legado de Antunes Filho é marcado pela experimentação formal, pela crítica social e pela busca de uma linguagem teatral própria.

Antunes Filho morreu em São Paulo, em 2019, aos 90 anos. Deixa uma obra vasta e importante, que continua a inspirar artistas e espectadores.

Conclusão

Hierofania: O Teatro Segundo Antunes Filho é um livro essencial para quem quer conhecer a obra de um dos mais importantes diretores teatrais brasileiros. O livro é uma homenagem à carreira de Antunes Filho e analisa os principais elementos de sua poética. A obra é uma leitura obrigatória para estudantes, pesquisadores e amantes do teatro.

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