O Folclore na Escola - M. de Lourdes Borges Ribeiro
327 palavras · 2 minutos tempo de leitura Literatura Brasileira Didáticos Literatura Infantojuvenil
O Folclore na Escola
O livro "O Folclore na Escola", de M. de Lourdes Borges Ribeiro, é uma obra fundamental para quem se interessa por cultura popular e educação. A autora, uma renomada folclorista e educadora, apresenta uma visão abrangente do folclore, destacando sua importância para a formação cultural dos indivíduos e para o desenvolvimento da sociedade.
O que é folclore?
O folclore é o conjunto de tradições, costumes, lendas, mitos, contos, danças, músicas e outras manifestações culturais de um povo. É a expressão da identidade de um grupo social e é transmitido de geração em geração, principalmente por meio da oralidade.
A importância do folclore
O folclore é importante porque:
- Preserva a cultura de um povo e sua identidade;
- Contribui para a formação cultural dos indivíduos;
- Desenvolve a criatividade e a imaginação;
- Estimula o respeito à diversidade cultural;
- Promove a integração social;
- É uma fonte de entretenimento e lazer.
O folclore na escola
O folclore pode ser utilizado na escola como um recurso pedagógico valioso para:
- Ensinar sobre a cultura popular e a história do Brasil;
- Desenvolver a linguagem oral e escrita;
- Estimular a criatividade e a imaginação;
- Promover o respeito à diversidade cultural;
- Integrar os alunos na comunidade escolar.
Como utilizar o folclore na escola
Existem várias maneiras de utilizar o folclore na escola, como:
- Contar histórias folclóricas;
- Ler contos, lendas e mitos;
- Cantar músicas folclóricas;
- Dançar danças folclóricas;
- Fazer brincadeiras folclóricas;
- Montar apresentações teatrais baseadas em histórias folclóricas;
- Visitar museus e centros culturais que expõem objetos folclóricos;
- Participar de eventos folclóricos.
Conclusão
O folclore é uma riqueza cultural que deve ser preservada e valorizada. A escola é um espaço privilegiado para a transmissão do folclore e para a formação cultural dos indivíduos. Utilizando o folclore como recurso pedagógico, os professores podem contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Referências bibliográficas
RIBEIRO, M. de Lourdes Borges. O Folclore na Escola. São Paulo: Cortez, 2003.