Capa do Livro Natação - Teoria Gestáltica: Uma Nova Concepção Pedagógica - Carlos Alexandre Felício Brito

Natação - Teoria Gestáltica: Uma Nova Concepção Pedagógica - Carlos Alexandre Felício Brito

536 palavras · 3 minutos tempo de leitura Esportes e Lazer/Turismo Didáticos Ciências Exatas/Engenharia e tecnologia Administração e Negócios

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Natação - Teoria Gestáltica: Uma Nova Concepção Pedagógica

O livro "Natação - Teoria Gestáltica: Uma Nova Concepção Pedagógica", de Carlos Alexandre Felício Brito, é uma obra que apresenta uma nova abordagem para o ensino da natação, baseada na teoria gestáltica. A teoria gestáltica é uma escola de psicologia que enfatiza a importância da percepção e da experiência na aprendizagem.

O livro começa com uma introdução à teoria gestáltica e seus princípios básicos. Em seguida, o autor discute como esses princípios podem ser aplicados ao ensino da natação. Ele apresenta uma série de exercícios e atividades que podem ser usados para ajudar os alunos a desenvolver suas habilidades de natação e a aprender de forma mais eficaz.

O livro é bem escrito e fácil de entender, mesmo para aqueles que não estão familiarizados com a teoria gestáltica. O autor usa uma linguagem clara e direta, e fornece muitos exemplos para ilustrar seus pontos. O livro também é bem organizado, com cada capítulo abordando um tópico específico.

Princípios da Teoria Gestáltica

A teoria gestáltica é baseada na ideia de que a mente humana é um sistema organizado que busca constantemente padrões e significados. Os gestaltistas acreditam que a percepção é um processo ativo, no qual a mente organiza as informações sensoriais em padrões significativos.

Os princípios básicos da teoria gestáltica incluem:

  • Lei da boa forma: A mente humana tende a organizar as informações sensoriais em formas simples e regulares.
  • Lei da proximidade: Os elementos que estão próximos uns dos outros são mais propensos a serem percebidos como um grupo.
  • Lei da semelhança: Os elementos que são semelhantes uns aos outros são mais propensos a serem percebidos como um grupo.
  • Lei do fechamento: A mente humana tende a preencher as lacunas em informações sensoriais para criar uma imagem completa.

Aplicação da Teoria Gestáltica ao Ensino da Natação

Os princípios da teoria gestáltica podem ser aplicados ao ensino da natação de várias maneiras. Por exemplo, o princípio da boa forma pode ser usado para ajudar os alunos a desenvolver uma técnica de natação eficiente. O princípio da proximidade pode ser usado para ajudar os alunos a aprender a coordenar seus movimentos. O princípio da semelhança pode ser usado para ajudar os alunos a aprender a diferenciar entre diferentes estilos de natação. E o princípio do fechamento pode ser usado para ajudar os alunos a desenvolver uma imagem mental de sua técnica de natação.

Exercícios e Atividades

O livro "Natação - Teoria Gestáltica: Uma Nova Concepção Pedagógica" apresenta uma série de exercícios e atividades que podem ser usados para ajudar os alunos a desenvolver suas habilidades de natação e a aprender de forma mais eficaz. Esses exercícios e atividades são baseados nos princípios da teoria gestáltica e são projetados para ajudar os alunos a desenvolver uma compreensão mais profunda da técnica de natação e a melhorar seu desempenho.

Conclusão

O livro "Natação - Teoria Gestáltica: Uma Nova Concepção Pedagógica" é uma obra valiosa para qualquer pessoa interessada em aprender a nadar ou em melhorar suas habilidades de natação. O livro apresenta uma abordagem inovadora para o ensino da natação, baseada na teoria gestáltica, e fornece uma série de exercícios e atividades que podem ser usados para ajudar os alunos a aprender de forma mais eficaz.

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