Maneirismo e Barroco na Poesia Lírica Portuguesa - Vitor Manuel Pires de Aguiar e Silva
516 palavras · 3 minutos tempo de leitura Literatura Brasileira Poesia Linguística Artes
Introdução
O livro "Maneirismo e Barroco na Poesia Lírica Portuguesa" de Vitor Manuel Pires de Aguiar e Silva é uma obra fundamental para entender a evolução da poesia portuguesa durante os séculos XVI e XVII. O livro analisa as principais características do maneirismo e do barroco, dois movimentos artísticos que marcaram a época, e mostra como eles se refletiram na produção poética portuguesa.
Maneirismo
O maneirismo é um movimento artístico que surgiu na Itália no final do século XV e se espalhou por toda a Europa no século XVI. O maneirismo é caracterizado por uma ruptura com os padrões clássicos da arte renascentista. Os artistas maneiristas buscavam criar obras de arte mais expressivas e emocionais, e para isso usavam técnicas como a distorção das formas, o uso de cores contrastantes e a criação de cenas complexas e cheias de detalhes.
Na poesia lírica portuguesa, o maneirismo se manifestou de várias maneiras. Os poetas maneiristas usavam frequentemente metáforas e comparações exageradas, e também recorriam a jogos de palavras e outros recursos estilísticos para criar efeitos de surpresa e impacto. Os temas mais comuns da poesia maneirista eram o amor, a natureza e a religião.
Barroco
O barroco é um movimento artístico que surgiu na Itália no início do século XVII e se espalhou por toda a Europa no século XVIII. O barroco é caracterizado por uma exuberância decorativa e por uma forte expressividade emocional. Os artistas barrocos buscavam criar obras de arte que impressionassem os sentidos e que transmitissem uma mensagem religiosa ou moral.
Na poesia lírica portuguesa, o barroco se manifestou de forma ainda mais exuberante do que o maneirismo. Os poetas barrocos usavam uma linguagem rica e elaborada, e recorriam a imagens e metáforas complexas para criar efeitos de surpresa e impacto. Os temas mais comuns da poesia barroca eram o amor, a natureza, a religião e a morte.
Conclusão
O livro "Maneirismo e Barroco na Poesia Lírica Portuguesa" de Vitor Manuel Pires de Aguiar e Silva é uma obra fundamental para entender a evolução da poesia portuguesa durante os séculos XVI e XVII. O livro analisa as principais características do maneirismo e do barroco, dois movimentos artísticos que marcaram a época, e mostra como eles se refletiram na produção poética portuguesa.
Principais características do maneirismo e do barroco na poesia lírica portuguesa
Maneirismo
- Ruptura com os padrões clássicos da arte renascentista
- Busca por uma expressão mais emocional e expressiva
- Uso de técnicas como a distorção das formas, o uso de cores contrastantes e a criação de cenas complexas e cheias de detalhes
- Temas mais comuns: amor, natureza e religião
Barroco
- Exuberância decorativa e forte expressividade emocional
- Busca por obras de arte que impressionem os sentidos e que transmitam uma mensagem religiosa ou moral
- Uso de uma linguagem rica e elaborada, e recurso a imagens e metáforas complexas para criar efeitos de surpresa e impacto
- Temas mais comuns: amor, natureza, religião e morte
Principais poetas maneiristas e barrocos portugueses
Maneirismo
- Luís de Camões
- Fernão Mendes Pinto
- Francisco de Sá de Miranda
- Bernardim Ribeiro
Barroco
- Padre António Vieira
- Gregório de Matos
- Manuel Bernardes
- Tomás Antônio Gonzaga