Psicopedagogia Institucional Aplicada: a Aprendizagem Escolar... - Eloisa Quadros Fagali - Zélia del Rio do Vale
473 palavras · 3 minutos tempo de leitura Didáticos
Psicopedagogia Institucional Aplicada: a Aprendizagem Escolar...
O livro "Psicopedagogia Institucional Aplicada: a Aprendizagem Escolar..." de Eloisa Quadros Fagali e Zélia del Rio do Vale é uma obra fundamental para quem se interessa por educação e psicologia. O livro aborda a psicopedagogia institucional, uma abordagem que considera a escola como um sistema complexo, no qual os processos de ensino e aprendizagem são influenciados por fatores psicológicos, sociais e culturais.
A Psicopedagogia Institucional
A psicopedagogia institucional é uma abordagem que considera a escola como um sistema complexo, no qual os processos de ensino e aprendizagem são influenciados por fatores psicológicos, sociais e culturais. Essa abordagem surgiu na década de 1970, como uma crítica à psicologia escolar tradicional, que se concentrava apenas nos problemas individuais dos alunos.
A psicopedagogia institucional considera que a escola é um espaço de produção de conhecimento, mas também de relações sociais e culturais. Por isso, é importante entender como esses fatores influenciam os processos de ensino e aprendizagem.
A Aprendizagem Escolar
A aprendizagem escolar é um processo complexo, que envolve a interação entre o aluno, o professor, o conteúdo e o contexto. A psicopedagogia institucional considera que a aprendizagem não é apenas um processo individual, mas também social e cultural.
Por isso, é importante entender como os fatores psicológicos, sociais e culturais influenciam a aprendizagem escolar. Por exemplo, como a motivação, a autoestima e as relações sociais afetam o desempenho dos alunos.
A Intervenção Psicopedagógica
A intervenção psicopedagógica é um processo que visa ajudar os alunos a superar dificuldades de aprendizagem. Essa intervenção pode ser realizada por psicopedagogos, professores e outros profissionais da educação.
A intervenção psicopedagógica pode ser realizada de diferentes formas, como:
- Atendimento individual: o psicopedagogo atende o aluno individualmente para identificar suas dificuldades de aprendizagem e desenvolver estratégias para superá-las.
- Atendimento em grupo: o psicopedagogo atende um grupo de alunos com dificuldades de aprendizagem semelhantes para discutir suas dificuldades e desenvolver estratégias para superá-las.
- Orientação aos professores: o psicopedagogo orienta os professores sobre como lidar com alunos com dificuldades de aprendizagem.
- Orientação aos pais: o psicopedagogo orienta os pais sobre como ajudar seus filhos com dificuldades de aprendizagem.
Conclusão
O livro "Psicopedagogia Institucional Aplicada: a Aprendizagem Escolar..." é uma obra fundamental para quem se interessa por educação e psicologia. O livro aborda a psicopedagogia institucional, uma abordagem que considera a escola como um sistema complexo, no qual os processos de ensino e aprendizagem são influenciados por fatores psicológicos, sociais e culturais.
O livro é dividido em três partes:
- A primeira parte apresenta os fundamentos da psicopedagogia institucional.
- A segunda parte aborda a aprendizagem escolar.
- A terceira parte apresenta a intervenção psicopedagógica.
O livro é escrito de forma clara e objetiva, e é repleto de exemplos práticos. É uma leitura essencial para todos os profissionais da educação que desejam entender melhor os processos de ensino e aprendizagem.