Capa do Livro Portinari - Vou Pintar Aquela Gente - Nilson Moulin e Rubens Matuck

Portinari - Vou Pintar Aquela Gente - Nilson Moulin e Rubens Matuck

500 palavras · 3 minutos tempo de leitura Artes Biografias e Memórias Literatura Brasileira Literatura Infantojuvenil

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

Portinari - Vou Pintar Aquela Gente

Nilson Moulin e Rubens Matuck

Sinopse

Portinari - Vou Pintar Aquela Gente é uma biografia ilustrada do pintor brasileiro Cândido Portinari. O livro conta a história de vida de Portinari, desde sua infância em Brodowski, no interior de São Paulo, até sua consagração como um dos maiores artistas do Brasil.

Infância e juventude

Cândido Portinari nasceu em 29 de dezembro de 1903, em Brodowski, no interior de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, Portinari teve uma infância humilde. Seu pai era um lavrador e sua mãe era uma dona de casa.

Desde cedo, Portinari demonstrou talento para o desenho. Aos 9 anos, ele ganhou um prêmio em um concurso de desenho promovido pela escola. Com o dinheiro do prêmio, Portinari comprou suas primeiras tintas e pincéis.

Estudos e carreira

Em 1918, Portinari mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar na Escola Nacional de Belas Artes. No Rio, Portinari conheceu outros artistas brasileiros, como Di Cavalcanti e Ismael Nery.

Em 1928, Portinari ganhou uma bolsa de estudos para estudar na Europa. Ele passou dois anos na Europa, estudando em Paris e Roma. Na Europa, Portinari conheceu as obras de grandes artistas, como Picasso, Matisse e Van Gogh.

Retorno ao Brasil

Em 1930, Portinari retornou ao Brasil. Ele começou a pintar murais em edifícios públicos, como o Ministério da Educação e Saúde e o Palácio da Alvorada.

Os murais de Portinari retratam cenas da vida cotidiana do povo brasileiro. Suas obras são marcadas pelo uso de cores vivas e formas simples.

Consagração

Portinari foi um dos artistas brasileiros mais importantes do século XX. Suas obras estão expostas em museus e galerias de arte em todo o mundo.

Portinari morreu em 6 de fevereiro de 1962, no Rio de Janeiro. Ele tinha 58 anos.

Legado

Portinari deixou um legado importante para a arte brasileira. Suas obras retratam a realidade do povo brasileiro e ajudam a contar a história do Brasil.

Portinari é considerado um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos. Suas obras são admiradas por pessoas de todas as idades e culturas.

Curiosidades

  • Portinari era um grande fã de futebol. Ele era torcedor do Corinthians.
  • Portinari gostava de pintar ao ar livre. Ele costumava pintar paisagens e cenas da vida cotidiana.
  • Portinari era um artista muito produtivo. Ele pintou mais de 5.000 obras de arte.
  • As obras de Portinari estão expostas em museus e galerias de arte em todo o mundo.
  • Portinari é considerado um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos.

Conclusão

Portinari - Vou Pintar Aquela Gente é uma biografia ilustrada do pintor brasileiro Cândido Portinari. O livro conta a história de vida de Portinari, desde sua infância em Brodowski, no interior de São Paulo, até sua consagração como um dos maiores artistas do Brasil.

O livro é uma ótima opção para quem quer conhecer mais sobre a vida e a obra de Portinari. O livro é escrito de forma clara e divertida, e é ilustrado com belas imagens das obras de Portinari.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços