Capa do Livro Os Verbos : Dar Estar e Fazer no Voc. do Português Medieval - Antonio Geraldo Cunha

Os Verbos : Dar Estar e Fazer no Voc. do Português Medieval - Antonio Geraldo Cunha

434 palavras · 3 minutos tempo de leitura Linguística Literatura Brasileira

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

Os Verbos Dar, Estar e Fazer no Vocabulário do Português Medieval

O livro "Os Verbos Dar, Estar e Fazer no Vocabulário do Português Medieval", de Antônio Geraldo Cunha, é um estudo aprofundado sobre o uso desses três verbos na língua portuguesa medieval. O autor analisa a evolução semântica desses verbos, bem como suas diferentes construções sintáticas.

O uso do verbo dar

O verbo dar é um dos mais usados na língua portuguesa, e seu significado básico é "transferir a posse de algo". No entanto, no português medieval, o verbo dar tinha um significado mais amplo, que incluía também os conceitos de "conceder", "atribuir" e "fazer".

Por exemplo, na frase "O rei deu a espada ao cavaleiro", o verbo dar tem o significado de "transferir a posse". Já na frase "Deus deu a vida ao homem", o verbo dar tem o significado de "conceder". E na frase "O artista deu forma à pedra", o verbo dar tem o significado de "fazer".

O uso do verbo estar

O verbo estar é outro verbo muito usado na língua portuguesa, e seu significado básico é "encontrar-se em um determinado lugar ou situação". No entanto, no português medieval, o verbo estar tinha um significado mais amplo, que incluía também os conceitos de "ser", "permanecer" e "existir".

Por exemplo, na frase "O cavaleiro estava na batalha", o verbo estar tem o significado de "encontrar-se em um determinado lugar". Já na frase "O homem estava doente", o verbo estar tem o significado de "ser". E na frase "O mundo estava em paz", o verbo estar tem o significado de "existir".

O uso do verbo fazer

O verbo fazer é um dos verbos mais versáteis da língua portuguesa, e seu significado básico é "realizar uma ação". No entanto, no português medieval, o verbo fazer tinha um significado ainda mais amplo, que incluía também os conceitos de "criar", "produzir" e "causar".

Por exemplo, na frase "O artista fez uma escultura", o verbo fazer tem o significado de "criar". Já na frase "O agricultor fez a colheita", o verbo fazer tem o significado de "produzir". E na frase "A guerra fez muitas vítimas", o verbo fazer tem o significado de "causar".

Conclusão

O livro "Os Verbos Dar, Estar e Fazer no Vocabulário do Português Medieval" é uma obra fundamental para o estudo da língua portuguesa medieval. O autor analisa de forma exaustiva o uso desses três verbos, e sua pesquisa é uma contribuição valiosa para o conhecimento da história da língua portuguesa.

Referências bibliográficas

CUNHA, Antônio Geraldo. Os Verbos Dar, Estar e Fazer no Vocabulário do Português Medieval. São Paulo: EDUSP, 2004.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços