Capa do Livro Os Mais Belos Poemas de Amor do Romantismo Brasileiro - Osmar Barbosa

Os Mais Belos Poemas de Amor do Romantismo Brasileiro - Osmar Barbosa

572 palavras · 3 minutos tempo de leitura Literatura Brasileira Poesia Romance Biografias e Memórias

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

Os Mais Belos Poemas de Amor do Romantismo Brasileiro

O livro "Os Mais Belos Poemas de Amor do Romantismo Brasileiro", organizado por Osmar Barbosa, é uma antologia que reúne alguns dos poemas de amor mais belos e apaixonados da literatura brasileira. Os poemas selecionados são de autores consagrados do Romantismo, como Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Gonçalves Dias, Fagundes Varela e muitos outros.

Um mergulho no Romantismo brasileiro

O Romantismo foi um movimento artístico e literário que surgiu na Europa no final do século XVIII e se espalhou pelo mundo no século XIX. No Brasil, o Romantismo se desenvolveu entre 1830 e 1880 e foi marcado por um forte nacionalismo, pela valorização da natureza e dos sentimentos individuais.

Os poemas de amor do Romantismo brasileiro são caracterizados por sua linguagem rica e expressiva, por suas imagens vívidas e por sua musicalidade. Os poetas românticos brasileiros cantavam o amor de forma apaixonada e arrebatadora, exaltando a beleza da mulher amada e a força do sentimento amoroso.

Os poetas do amor

Entre os poetas românticos brasileiros que se destacaram na poesia amorosa, podemos citar:

  • Álvares de Azevedo (1831-1852): um dos maiores poetas do Romantismo brasileiro, Álvares de Azevedo escreveu poemas de amor intensos e apaixonados, marcados por um forte pessimismo e pela idealização da mulher amada.
  • Casimiro de Abreu (1839-1860): poeta de linguagem simples e direta, Casimiro de Abreu escreveu poemas de amor delicados e melancólicos, que expressam a saudade da mulher amada e a dor da separação.
  • Castro Alves (1847-1871): poeta abolicionista e republicano, Castro Alves também escreveu belos poemas de amor, nos quais exalta a beleza da mulher amada e a força do sentimento amoroso.
  • Gonçalves Dias (1823-1864): poeta indianista, Gonçalves Dias escreveu poemas de amor inspirados na cultura indígena brasileira, nos quais celebra a beleza da mulher indígena e a força do amor entre os povos indígenas.
  • Fagundes Varela (1841-1875): poeta de estilo clássico e elegante, Fagundes Varela escreveu poemas de amor marcados por um forte pessimismo e pela idealização da mulher amada.

Os poemas de amor

Os poemas de amor do Romantismo brasileiro são verdadeiras obras de arte, que expressam a beleza do sentimento amoroso de forma única e apaixonada. Os poetas românticos brasileiros souberam captar a essência do amor e transformá-la em poesia, criando versos que encantam e emocionam até hoje.

Alguns dos poemas de amor mais belos do Romantismo brasileiro são:

  • "Canção do Exílio", de Gonçalves Dias
  • "Meus Oito Anos", de Casimiro de Abreu
  • "Lira dos Vinte Anos", de Álvares de Azevedo
  • "Espumas Flutuantes", de Castro Alves
  • "Vozes da América", de Fagundes Varela

Uma leitura apaixonante

"Os Mais Belos Poemas de Amor do Romantismo Brasileiro" é uma leitura apaixonante, que nos transporta para o mundo do Romantismo brasileiro e nos faz sentir a força e a beleza do sentimento amoroso. Os poemas selecionados por Osmar Barbosa são verdadeiras joias da literatura brasileira, que merecem ser lidos e apreciados por todos os amantes da poesia.

Conclusão

"Os Mais Belos Poemas de Amor do Romantismo Brasileiro" é um livro imperdível para todos os amantes da poesia e da literatura brasileira. Os poemas selecionados por Osmar Barbosa são de uma beleza e de uma intensidade arrebatadoras, e nos fazem sentir a força e a beleza do sentimento amoroso. Uma leitura apaixonante, que nos transporta para o mundo do Romantismo brasileiro e nos faz sentir a força e a beleza do sentimento amoroso.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços