O Índio na Literatura Infanto-juvenil no Brasil - Cleide Moreira, Hilda Fajardo
364 palavras · 2 minutos tempo de leitura Literatura Infantojuvenil Literatura Brasileira Biografias e Memórias Didáticos
O Índio na Literatura Infanto-juvenil no Brasil
Introdução
O livro "O Índio na Literatura Infanto-juvenil no Brasil", de Cleide Moreira e Hilda Fajardo, é uma obra fundamental para entender a representação dos povos indígenas na literatura brasileira destinada ao público infanto-juvenil. O livro analisa obras de diferentes épocas e autores, desde os primeiros livros didáticos até as obras contemporâneas, e discute como a imagem do índio foi construída e transformada ao longo do tempo.
A construção da imagem do índio na literatura infanto-juvenil
Nos primeiros livros didáticos brasileiros, o índio era representado como um ser inferior, selvagem e primitivo. Essa imagem era usada para justificar a colonização e a escravidão dos povos indígenas. Com o passar do tempo, a imagem do índio começou a mudar, e passou a ser visto como um ser nobre, puro e inocente. Essa mudança foi influenciada pelo movimento romântico, que valorizava a natureza e as culturas indígenas.
A imagem do índio na literatura infanto-juvenil contemporânea
Na literatura infanto-juvenil contemporânea, a imagem do índio é mais diversificada e complexa. Os índios são representados como seres humanos comuns, com suas qualidades e defeitos. Eles não são mais vistos como seres inferiores ou superiores, mas como pessoas iguais a todos os outros.
A importância da literatura infanto-juvenil na construção da imagem do índio
A literatura infanto-juvenil tem um papel fundamental na construção da imagem do índio na sociedade. As crianças e os jovens que leem livros sobre índios aprendem a respeitar e valorizar as culturas indígenas. Eles também aprendem a questionar os estereótipos e preconceitos que existem sobre os índios.
Conclusão
O livro "O Índio na Literatura Infanto-juvenil no Brasil" é uma obra importante para entender a representação dos povos indígenas na literatura brasileira destinada ao público infanto-juvenil. O livro analisa obras de diferentes épocas e autores, e discute como a imagem do índio foi construída e transformada ao longo do tempo. A obra é fundamental para pesquisadores, educadores e todos aqueles que se interessam pela literatura infanto-juvenil e pela cultura indígena.
Referências bibliográficas
MOREIRA, Cleide; FAJARDO, Hilda. O Índio na Literatura Infanto-juvenil no Brasil. São Paulo: Global Editora, 2006.