Capa do Livro Vida e Poesia - Maiakóvski

Vida e Poesia - Maiakóvski

414 palavras · 3 minutos tempo de leitura Literatura Estrangeira Poesia Biografias e Memórias Artes

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

Vida e Poesia - Maiakóvski

Um poeta revolucionário

Vladimir Maiakóvski foi um poeta, dramaturgo e artista russo que viveu de 1893 a 1930. Ele é considerado um dos maiores poetas do século XX e um dos fundadores do futurismo russo.

Maiakóvski nasceu em Bagdati, na Geórgia, em 1893. Seu pai era um engenheiro florestal e sua mãe era uma professora. Ele começou a escrever poesia ainda jovem e, em 1911, publicou seu primeiro livro, "Eu".

O futurismo russo

O futurismo russo foi um movimento artístico e literário que surgiu na Rússia no início do século XX. Os futuristas russos rejeitavam as convenções artísticas tradicionais e buscavam criar uma nova arte que refletisse a modernidade e a industrialização.

Maiakóvski foi um dos principais expoentes do futurismo russo. Em seus poemas, ele usava uma linguagem inovadora e experimental, e abordava temas como a revolução, a guerra e a vida cotidiana.

A Revolução Russa

A Revolução Russa de 1917 foi um evento marcante na vida de Maiakóvski. Ele apoiou a revolução e se tornou um dos poetas oficiais do novo governo soviético.

Nos anos que se seguiram à revolução, Maiakóvski escreveu poemas que celebravam as conquistas do novo regime e incentivavam o povo a trabalhar pela construção de uma sociedade socialista.

O suicídio

Em 1930, Maiakóvski cometeu suicídio. As razões para seu suicídio são complexas e não há uma resposta definitiva. Alguns estudiosos acreditam que ele estava desiludido com o governo soviético e com a direção que o país estava tomando. Outros acreditam que ele estava sofrendo de depressão e que o suicídio foi uma forma de escapar de seu sofrimento.

A obra de Maiakóvski

A obra de Maiakóvski é vasta e diversificada. Ele escreveu poemas, peças de teatro, ensaios e artigos. Sua obra é marcada por uma linguagem inovadora e experimental, e por uma abordagem crítica da sociedade e da política.

Maiakóvski é considerado um dos maiores poetas do século XX e sua obra continua a ser lida e apreciada por pessoas em todo o mundo.

Alguns poemas de Maiakóvski

  • "Nuvem em Calças" (1915)
  • "A Flauta da Coluna Vertebral" (1916)
  • "150.000.000" (1920)
  • "Vladimir Ilitch Lênin" (1924)
  • "Bom" (1927)

Conclusão

Maiakóvski foi um poeta revolucionário que deixou uma marca indelével na literatura russa. Sua obra é marcada por uma linguagem inovadora e experimental, e por uma abordagem crítica da sociedade e da política. Ele é considerado um dos maiores poetas do século XX e sua obra continua a ser lida e apreciada por pessoas em todo o mundo.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços