Capa do Livro A Escravidão Na Poesia Brasileira - Do Século Xvii Ao Xxi - Alexei (org.) Bueno

A Escravidão Na Poesia Brasileira - Do Século Xvii Ao Xxi - Alexei (org.) Bueno

421 palavras · 3 minutos tempo de leitura Literatura Brasileira Poesia Biografias e Memórias

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

A Escravidão na Poesia Brasileira: Do Século XVII ao XXI

A escravidão é um tema recorrente na poesia brasileira, desde os primeiros poemas escritos no século XVII até os dias de hoje. Os poetas brasileiros têm usado a poesia para expressar suas opiniões sobre a escravidão, para denunciar as injustiças cometidas contra os escravos e para celebrar a liberdade.

A Escravidão no Brasil

A escravidão foi introduzida no Brasil pelos portugueses no século XVI. Os portugueses trouxeram milhões de escravos da África para trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar, café e algodão. Os escravos eram tratados de forma desumana e eram submetidos a condições de trabalho degradantes.

A Poesia e a Escravidão

A poesia brasileira tem sido usada para expressar as diferentes perspectivas sobre a escravidão. Alguns poetas, como Gregório de Matos, usaram a poesia para denunciar as injustiças cometidas contra os escravos. Outros poetas, como Castro Alves, usaram a poesia para celebrar a liberdade.

Gregório de Matos

Gregório de Matos foi um dos primeiros poetas brasileiros a escrever sobre a escravidão. Em seus poemas, Matos denuncia as injustiças cometidas contra os escravos e critica a sociedade brasileira por sua hipocrisia. Em um de seus poemas, Matos escreve:

"Os senhores dos engenhos são tiranos, Que tratam os escravos como animais. Eles os açoitam, os torturam, E os matam sem piedade."

Castro Alves

Castro Alves foi um dos poetas brasileiros mais importantes do século XIX. Em seus poemas, Castro Alves celebra a liberdade e denuncia a escravidão. Em um de seus poemas, Castro Alves escreve:

"A liberdade é uma flor, Que desabrocha na alma dos homens. Ela é a luz que ilumina o mundo, E a força que move a humanidade."

A Escravidão na Poesia Brasileira Contemporânea

A escravidão continua a ser um tema recorrente na poesia brasileira contemporânea. Muitos poetas brasileiros têm usado a poesia para expressar suas opiniões sobre a escravidão e para denunciar as injustiças cometidas contra os negros.

Alguns Poetas Contemporâneos que Escrevem sobre a Escravidão

Alguns dos poetas brasileiros contemporâneos que escrevem sobre a escravidão são:

  • Conceição Evaristo
  • Adélia Prado
  • Thiago de Mello
  • Ferreira Gullar
  • Ana Cristina César

Conclusão

A escravidão é um tema recorrente na poesia brasileira desde os primeiros poemas escritos no século XVII até os dias de hoje. Os poetas brasileiros têm usado a poesia para expressar suas opiniões sobre a escravidão, para denunciar as injustiças cometidas contra os escravos e para celebrar a liberdade. A poesia brasileira é um importante documento histórico que registra a luta do povo brasileiro contra a escravidão.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços