Capa do Livro A Escola Que (não) Ensina a Escrever - Silvia M. Gasparian Colello

A Escola Que (não) Ensina a Escrever - Silvia M. Gasparian Colello

545 palavras · 3 minutos tempo de leitura Linguística Literatura Brasileira Didáticos

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A Escola Que (não) Ensina a Escrever - Silvia M. Gasparian Colello

Um livro que vai fazer você repensar a forma como a escrita é ensinada nas escolas

A autora, Silvia M. Gasparian Colello, é uma professora de língua portuguesa com mais de 30 anos de experiência. Em seu livro, ela argumenta que a escola não está ensinando os alunos a escrever de forma eficaz.

Colello começa o livro contando sua própria experiência como professora. Ela conta que, quando começou a dar aulas, ela acreditava que o melhor jeito de ensinar a escrever era fazer os alunos copiarem textos e fazer exercícios de gramática. No entanto, ela logo percebeu que esse método não estava funcionando. Os alunos não estavam aprendendo a escrever de forma criativa e independente.

Colello então começou a pesquisar sobre diferentes métodos de ensino de escrita. Ela descobriu que os métodos mais eficazes são aqueles que enfatizam a escrita criativa e a expressão pessoal. Esses métodos permitem que os alunos desenvolvam suas próprias vozes e estilos de escrita.

No livro, Colello apresenta uma série de sugestões para melhorar o ensino de escrita nas escolas. Ela sugere que os professores:

  • Incentivem os alunos a escrever sobre suas próprias experiências e interesses.
  • Dêem aos alunos oportunidades de escrever para diferentes públicos e propósitos.
  • Forneçam aos alunos feedback construtivo sobre sua escrita.
  • Criem um ambiente de sala de aula que seja propício à escrita.

Colello acredita que, se os professores seguirem essas sugestões, eles poderão ajudar seus alunos a se tornarem escritores mais confiantes e competentes.

O livro "A Escola Que (não) Ensina a Escrever" é uma leitura essencial para todos os professores de língua portuguesa. Ele oferece uma visão crítica do ensino de escrita nas escolas e apresenta uma série de sugestões para melhorar esse ensino.

O problema com o ensino de escrita nas escolas

O ensino de escrita nas escolas é baseado em um modelo tradicional que enfatiza a gramática e a ortografia. Esse modelo não é eficaz porque não ensina os alunos a escrever de forma criativa e independente.

Os alunos precisam aprender a escrever para diferentes públicos e propósitos. Eles precisam ser capazes de escrever textos informativos, persuasivos e criativos. Eles também precisam ser capazes de escrever para diferentes públicos, como colegas, professores, pais e empregadores.

O ensino de escrita deve ser baseado na escrita criativa e na expressão pessoal. Os alunos precisam ter oportunidades de escrever sobre suas próprias experiências e interesses. Eles também precisam ter oportunidades de receber feedback construtivo sobre sua escrita.

Como melhorar o ensino de escrita nas escolas

Existem várias coisas que os professores podem fazer para melhorar o ensino de escrita nas escolas. Algumas dessas coisas incluem:

  • Incentivar os alunos a escrever sobre suas próprias experiências e interesses.
  • Dêem aos alunos oportunidades de escrever para diferentes públicos e propósitos.
  • Forneçam aos alunos feedback construtivo sobre sua escrita.
  • Criem um ambiente de sala de aula que seja propício à escrita.

Ao seguir essas sugestões, os professores podem ajudar seus alunos a se tornarem escritores mais confiantes e competentes.

Conclusão

O ensino de escrita nas escolas é um desafio, mas é um desafio que pode ser superado. Ao seguir as sugestões apresentadas neste livro, os professores podem ajudar seus alunos a se tornarem escritores mais confiantes e competentes.

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