A Escola em Ciclos - Fundamentos e Debates - Jefferson Mainardes
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A Escola em Ciclos: Fundamentos e Debates
O livro "A Escola em Ciclos - Fundamentos e Debates", de Jefferson Mainardes, é uma obra fundamental para entender a história e os fundamentos da escola em ciclos. O autor apresenta uma análise crítica das diferentes concepções de ciclo e discute os principais debates em torno dessa forma de organização escolar.
O que é a escola em ciclos?
A escola em ciclos é uma forma de organização escolar que se baseia na ideia de que os alunos aprendem em ritmos diferentes e que, portanto, devem ser agrupados de acordo com seu nível de desenvolvimento, e não necessariamente pela idade.
Quais são os fundamentos da escola em ciclos?
Os fundamentos da escola em ciclos estão baseados em diversas teorias educacionais, como a teoria construtivista, a teoria sociointeracionista e a teoria da aprendizagem significativa. Essas teorias enfatizam a importância da atividade do aluno na construção do conhecimento e defendem que a aprendizagem é um processo social que ocorre na interação com os outros.
Quais são os principais debates em torno da escola em ciclos?
Existem diversos debates em torno da escola em ciclos, como a questão da idade dos alunos, a duração dos ciclos, o currículo e a avaliação. Alguns críticos argumentam que a escola em ciclos pode levar à segregação dos alunos e à falta de oportunidades para os alunos mais velhos. Outros defendem que a escola em ciclos é mais eficaz na promoção da aprendizagem e que permite uma maior personalização do ensino.
Conclusão
O livro "A Escola em Ciclos - Fundamentos e Debates" é uma obra essencial para entender a história, os fundamentos e os debates em torno da escola em ciclos. O autor apresenta uma análise crítica das diferentes concepções de ciclo e discute os principais argumentos a favor e contra essa forma de organização escolar.
Referências bibliográficas
MAINARDES, Jefferson. A Escola em Ciclos - Fundamentos e Debates. São Paulo: Cortez, 2019.