Capa do Livro A Epistemologia do Professor: o Cotidiano da Escola - Fernando Becker

A Epistemologia do Professor: o Cotidiano da Escola - Fernando Becker

775 palavras · 4 minutos tempo de leitura Didáticos

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A Epistemologia do Professor: o Cotidiano da Escola

O livro "A Epistemologia do Professor: o Cotidiano da Escola", de Fernando Becker, é uma obra fundamental para entender a relação entre o conhecimento e a prática docente. Becker argumenta que o conhecimento não é algo que é simplesmente transmitido do professor para o aluno, mas sim algo que é construído socialmente através da interação entre ambos.

O livro está dividido em três partes. Na primeira parte, Becker discute a natureza do conhecimento e da aprendizagem. Ele argumenta que o conhecimento não é algo que é objetivo e imutável, mas sim algo que é construído socialmente através da interação entre as pessoas. Na segunda parte, Becker discute o papel do professor na construção do conhecimento. Ele argumenta que o professor não é apenas um transmissor de conhecimento, mas também um facilitador da aprendizagem. Na terceira parte, Becker discute as implicações da epistemologia do professor para a prática docente. Ele argumenta que o professor deve estar ciente da natureza social do conhecimento e da importância da interação entre professor e aluno.

O conhecimento não é algo objetivo e imutável

Becker começa o livro discutindo a natureza do conhecimento. Ele argumenta que o conhecimento não é algo que é objetivo e imutável, mas sim algo que é construído socialmente através da interação entre as pessoas. Becker baseia seu argumento na teoria do construtivismo social, que afirma que o conhecimento é construído através da interação entre as pessoas e o mundo ao seu redor.

Becker argumenta que o conhecimento não é algo que é simplesmente transmitido do professor para o aluno, mas sim algo que é construído socialmente através da interação entre ambos. Ele diz que o professor não é apenas um transmissor de conhecimento, mas também um facilitador da aprendizagem. O professor deve criar um ambiente de aprendizagem que permita que os alunos construam seu próprio conhecimento.

O papel do professor na construção do conhecimento

Na segunda parte do livro, Becker discute o papel do professor na construção do conhecimento. Ele argumenta que o professor não é apenas um transmissor de conhecimento, mas também um facilitador da aprendizagem. O professor deve criar um ambiente de aprendizagem que permita que os alunos construam seu próprio conhecimento.

Becker diz que o professor deve fazer três coisas para criar um ambiente de aprendizagem eficaz:

  • Fornecer aos alunos oportunidades para explorar o mundo ao seu redor. Os alunos precisam ter a oportunidade de explorar o mundo ao seu redor para que possam construir seu próprio conhecimento. O professor pode fornecer essas oportunidades através de atividades como experimentos, projetos e discussões.
  • Ajudar os alunos a fazer conexões entre o que eles sabem e o que eles estão aprendendo. Os alunos precisam ser capazes de fazer conexões entre o que eles sabem e o que eles estão aprendendo para que possam construir seu próprio conhecimento. O professor pode ajudar os alunos a fazer essas conexões através de perguntas, discussões e atividades.
  • Incentivar os alunos a pensar criticamente sobre o que eles estão aprendendo. Os alunos precisam ser capazes de pensar criticamente sobre o que eles estão aprendendo para que possam construir seu próprio conhecimento. O professor pode incentivar os alunos a pensar criticamente através de perguntas, discussões e atividades.

As implicações da epistemologia do professor para a prática docente

Na terceira parte do livro, Becker discute as implicações da epistemologia do professor para a prática docente. Ele argumenta que o professor deve estar ciente da natureza social do conhecimento e da importância da interação entre professor e aluno.

Becker diz que o professor deve fazer três coisas para estar ciente da natureza social do conhecimento e da importância da interação entre professor e aluno:

  • Refletir sobre sua própria prática docente. O professor deve refletir sobre sua própria prática docente para entender como ele está construindo o conhecimento com seus alunos.
  • Aprender sobre as diferentes teorias de aprendizagem. O professor deve aprender sobre as diferentes teorias de aprendizagem para entender como os alunos constroem o conhecimento.
  • Estar aberto a novas ideias. O professor deve estar aberto a novas ideias para que possa aprender novas maneiras de construir o conhecimento com seus alunos.

Conclusão

O livro "A Epistemologia do Professor: o Cotidiano da Escola", de Fernando Becker, é uma obra fundamental para entender a relação entre o conhecimento e a prática docente. Becker argumenta que o conhecimento não é algo que é simplesmente transmitido do professor para o aluno, mas sim algo que é construído socialmente através da interação entre ambos. O professor deve estar ciente da natureza social do conhecimento e da importância da interação entre professor e aluno para criar um ambiente de aprendizagem eficaz.

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