A Dinâmica da Aplicação do Termo Qualidade na Educação Superior Brasil - Flávia Feitosa Santana
473 palavras · 3 minutos tempo de leitura Administração e Negócios Direito
A Dinâmica da Aplicação do Termo Qualidade na Educação Superior Brasil - Flávia Feitosa Santana
O livro "A Dinâmica da Aplicação do Termo Qualidade na Educação Superior Brasil" de Flávia Feitosa Santana é uma obra fundamental para entender a evolução do conceito de qualidade na educação superior brasileira. A autora analisa como o termo qualidade foi sendo incorporado ao discurso educacional e às políticas públicas, e como isso impactou a forma como as instituições de ensino superior são avaliadas e gerenciadas.
O conceito de qualidade na educação superior
O conceito de qualidade na educação superior é complexo e multifacetado. Ele envolve uma série de dimensões, como a qualidade do ensino, a qualidade da pesquisa, a qualidade da infraestrutura, a qualidade do corpo docente e a qualidade dos serviços prestados aos alunos.
A evolução do conceito de qualidade na educação superior brasileira
O conceito de qualidade na educação superior brasileira passou por uma série de transformações ao longo dos anos. Na década de 1990, o foco estava principalmente na qualidade do ensino e da pesquisa. No entanto, a partir dos anos 2000, o conceito de qualidade começou a se ampliar para incluir outras dimensões, como a qualidade da infraestrutura, a qualidade do corpo docente e a qualidade dos serviços prestados aos alunos.
O impacto do conceito de qualidade na educação superior brasileira
A incorporação do conceito de qualidade ao discurso educacional e às políticas públicas teve um impacto significativo na forma como as instituições de ensino superior são avaliadas e gerenciadas. As instituições passaram a ser avaliadas com base em uma série de indicadores de qualidade, e os resultados dessas avaliações são usados para tomar decisões sobre financiamento e credenciamento.
Os desafios da qualidade na educação superior brasileira
Apesar dos avanços que foram feitos na área da qualidade da educação superior brasileira, ainda há uma série de desafios a serem enfrentados. Um dos principais desafios é a desigualdade na qualidade entre as instituições de ensino superior. Outra questão importante é a necessidade de melhorar a qualidade do ensino e da pesquisa, e de promover a inovação nas instituições de ensino superior.
Conclusão
O livro "A Dinâmica da Aplicação do Termo Qualidade na Educação Superior Brasil" de Flávia Feitosa Santana é uma obra fundamental para entender a evolução do conceito de qualidade na educação superior brasileira. A autora analisa como o termo qualidade foi sendo incorporado ao discurso educacional e às políticas públicas, e como isso impactou a forma como as instituições de ensino superior são avaliadas e gerenciadas. O livro é uma leitura essencial para todos os interessados em educação superior.
Sobre a autora
Flávia Feitosa Santana é doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ela é especialista em avaliação da qualidade da educação superior e autora de diversos livros e artigos sobre o tema.