A Criança Pré-Escolar: Como Pensa e Como a Escola Pode Ensiná-la - Howard Gardner
524 palavras · 3 minutos tempo de leitura Didáticos Literatura Infantojuvenil
A Criança Pré-Escolar: Como Pensa e Como a Escola Pode Ensiná-la
O livro "A Criança Pré-Escolar: Como Pensa e Como a Escola Pode Ensiná-la", de Howard Gardner, é um estudo sobre o desenvolvimento cognitivo das crianças em idade pré-escolar. Gardner argumenta que as crianças pré-escolares pensam de forma diferente das crianças mais velhas e dos adultos, e que a escola deve levar isso em consideração ao planejar o currículo e as atividades de ensino.
O livro está dividido em três partes. A primeira parte, "A Mente da Criança Pré-Escolar", discute as características do pensamento das crianças pré-escolares, incluindo sua capacidade de aprender por meio da brincadeira, sua tendência a pensar concretamente e sua dificuldade em entender conceitos abstratos.
A segunda parte, "A Escola e a Criança Pré-Escolar", discute como a escola pode levar em consideração as características do pensamento das crianças pré-escolares ao planejar o currículo e as atividades de ensino. Gardner argumenta que a escola deve fornecer às crianças pré-escolares oportunidades para aprender por meio da brincadeira, explorar o mundo ao seu redor e desenvolver suas habilidades sociais e emocionais.
A terceira parte, "O Futuro da Educação Pré-Escolar", discute os desafios e as oportunidades que a educação pré-escolar enfrenta no século XXI. Gardner argumenta que a educação pré-escolar é mais importante do que nunca, pois pode ajudar as crianças a desenvolver as habilidades necessárias para ter sucesso na escola e na vida.
Principais Ideias do Livro
- As crianças pré-escolares pensam de forma diferente das crianças mais velhas e dos adultos.
- A escola deve levar em consideração as características do pensamento das crianças pré-escolares ao planejar o currículo e as atividades de ensino.
- A escola deve fornecer às crianças pré-escolares oportunidades para aprender por meio da brincadeira, explorar o mundo ao seu redor e desenvolver suas habilidades sociais e emocionais.
- A educação pré-escolar é mais importante do que nunca, pois pode ajudar as crianças a desenvolver as habilidades necessárias para ter sucesso na escola e na vida.
Por que Ler Este Livro?
"A Criança Pré-Escolar: Como Pensa e Como a Escola Pode Ensiná-la" é um livro essencial para qualquer pessoa interessada no desenvolvimento cognitivo das crianças em idade pré-escolar. O livro fornece uma visão abrangente das características do pensamento das crianças pré-escolares e discute como a escola pode levar essas características em consideração ao planejar o currículo e as atividades de ensino. O livro também discute os desafios e as oportunidades que a educação pré-escolar enfrenta no século XXI.
Se você é um pai, um professor ou um profissional da área da educação, este livro é para você. Ele irá ajudá-lo a entender melhor as crianças pré-escolares e como elas aprendem. Com esse conhecimento, você poderá ajudá-las a desenvolver todo o seu potencial.
Sobre o Autor
Howard Gardner é um psicólogo americano conhecido por sua teoria das inteligências múltiplas. Gardner é professor de educação na Harvard University e autor de vários livros sobre educação, incluindo "A Criança Pré-Escolar: Como Pensa e Como a Escola Pode Ensiná-la".