Capa do Livro A Criança e o Outro na Construção da Linguagem Escrita - Ana Tereza Brant de C. Dauden

A Criança e o Outro na Construção da Linguagem Escrita - Ana Tereza Brant de C. Dauden

793 palavras · 4 minutos tempo de leitura Linguística Literatura Brasileira Didáticos

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A Criança e o Outro na Construção da Linguagem Escrita

O livro "A Criança e o Outro na Construção da Linguagem Escrita", de Ana Tereza Brant de C. Dauden, é uma obra fundamental para entender o processo de aquisição da linguagem escrita. A autora, que é professora e pesquisadora na área de educação, apresenta uma visão inovadora sobre o tema, baseada em estudos de caso e em sua própria experiência como professora.

O livro está dividido em três partes. Na primeira parte, a autora discute a importância da interação social para o desenvolvimento da linguagem escrita. Ela argumenta que a criança não aprende a escrever sozinha, mas sim em colaboração com outras pessoas, como pais, professores e colegas.

Na segunda parte, a autora analisa os diferentes tipos de textos que as crianças produzem durante o processo de aquisição da linguagem escrita. Ela mostra como esses textos refletem o desenvolvimento cognitivo e social da criança.

Na terceira parte, a autora apresenta algumas propostas para melhorar o ensino da linguagem escrita. Ela defende uma abordagem que valorize a interação social e a produção de textos significativos para a criança.

A importância da interação social

A autora começa o livro discutindo a importância da interação social para o desenvolvimento da linguagem escrita. Ela argumenta que a criança não aprende a escrever sozinha, mas sim em colaboração com outras pessoas, como pais, professores e colegas.

A autora apresenta vários estudos de caso que mostram como a interação social pode ajudar a criança a aprender a escrever. Por exemplo, um estudo mostrou que crianças que recebiam ajuda de seus pais para escrever tinham um desempenho melhor em testes de escrita do que crianças que não recebiam ajuda. Outro estudo mostrou que crianças que participavam de grupos de escrita tinham um desempenho melhor em testes de escrita do que crianças que não participavam de grupos de escrita.

A autora conclui que a interação social é essencial para o desenvolvimento da linguagem escrita. Ela argumenta que a criança precisa de oportunidades para interagir com outras pessoas que possam ajudá-la a aprender a escrever.

Os diferentes tipos de textos que as crianças produzem

Na segunda parte do livro, a autora analisa os diferentes tipos de textos que as crianças produzem durante o processo de aquisição da linguagem escrita. Ela mostra como esses textos refletem o desenvolvimento cognitivo e social da criança.

A autora identifica três tipos principais de textos que as crianças produzem:

  • Textos narrativos: Esses textos contam uma história ou um acontecimento. Eles são geralmente escritos em ordem cronológica e incluem detalhes sobre os personagens, o cenário e a trama.
  • Textos descritivos: Esses textos descrevem um objeto, uma pessoa ou um lugar. Eles geralmente incluem detalhes sobre a aparência, o tamanho, a forma e a cor do objeto, pessoa ou lugar.
  • Textos argumentativos: Esses textos apresentam um argumento ou uma opinião sobre um determinado assunto. Eles geralmente incluem evidências para apoiar o argumento ou a opinião.

A autora mostra como esses diferentes tipos de textos refletem o desenvolvimento cognitivo e social da criança. Por exemplo, os textos narrativos mostram que a criança está desenvolvendo sua capacidade de contar histórias e de organizar suas ideias em uma sequência lógica. Os textos descritivos mostram que a criança está desenvolvendo sua capacidade de observar e descrever detalhes. Os textos argumentativos mostram que a criança está desenvolvendo sua capacidade de pensar criticamente e de defender suas ideias.

Propostas para melhorar o ensino da linguagem escrita

Na terceira parte do livro, a autora apresenta algumas propostas para melhorar o ensino da linguagem escrita. Ela defende uma abordagem que valorize a interação social e a produção de textos significativos para a criança.

A autora argumenta que o ensino da linguagem escrita deve ser baseado na interação social. Ela defende que os alunos devem ter oportunidades de interagir com seus colegas e com o professor para discutir ideias e compartilhar experiências. Ela também defende que os alunos devem ter oportunidades de escrever textos significativos para eles, como histórias, poemas e cartas.

A autora conclui o livro afirmando que o ensino da linguagem escrita é um processo complexo, mas que é essencial para o desenvolvimento da criança. Ela argumenta que, com uma abordagem baseada na interação social e na produção de textos significativos, é possível melhorar o ensino da linguagem escrita e ajudar as crianças a desenvolver suas habilidades de escrita.

Conclusão

O livro "A Criança e o Outro na Construção da Linguagem Escrita" é uma obra fundamental para entender o processo de aquisição da linguagem escrita. A autora apresenta uma visão inovadora sobre o tema, baseada em estudos de caso e em sua própria experiência como professora. O livro é uma leitura obrigatória para professores, pesquisadores e pais que se interessam pelo desenvolvimento da linguagem escrita.

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