A Construção de Sentidos na Escrita do Aluno Surdo - Marilia da Piedade Marinho Silva
483 palavras · 3 minutos tempo de leitura Linguística Didáticos Literatura Brasileira
A Construção de Sentidos na Escrita do Aluno Surdo
O livro "A Construção de Sentidos na Escrita do Aluno Surdo", de Marilia da Piedade Marinho Silva, é uma obra fundamental para entender como os alunos surdos constroem sentidos na escrita. A autora apresenta uma pesquisa realizada com alunos surdos de uma escola pública de São Paulo, e analisa como eles produzem textos escritos, levando em consideração as especificidades da língua de sinais e da cultura surda.
A escrita e os alunos surdos
A escrita é uma ferramenta fundamental para a comunicação e para o aprendizado. No entanto, para os alunos surdos, que têm uma língua materna diferente da língua portuguesa, a escrita pode ser um desafio. Isso porque a língua de sinais é uma língua visual-espacial, enquanto a língua portuguesa é uma língua oral-auditiva.
A pesquisa de Marilia da Piedade Marinho Silva
A pesquisa de Marilia da Piedade Marinho Silva analisou como os alunos surdos produzem textos escritos, levando em consideração as especificidades da língua de sinais e da cultura surda. A autora observou que os alunos surdos usam estratégias específicas para construir sentidos na escrita, como a utilização de recursos visuais e espaciais, a repetição de palavras e a criação de neologismos.
As contribuições da pesquisa
A pesquisa de Marilia da Piedade Marinho Silva contribui para a compreensão de como os alunos surdos constroem sentidos na escrita. A autora apresenta uma análise detalhada dos textos produzidos pelos alunos, e identifica as estratégias que eles usam para construir sentidos. Essas informações são importantes para os professores e pesquisadores que trabalham com alunos surdos, pois permitem entender melhor as dificuldades e as potencialidades desses alunos na escrita.
A importância da língua de sinais
A língua de sinais é a língua materna dos alunos surdos. É a língua que eles usam para se comunicar com seus familiares e amigos, e é a língua que eles aprendem na escola. A língua de sinais é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos surdos, e é essencial para que eles tenham sucesso na escola.
A cultura surda
A cultura surda é um conjunto de valores, crenças e práticas compartilhadas pelos surdos. A cultura surda é rica e diversificada, e é importante que os professores e pesquisadores que trabalham com alunos surdos a conheçam e a respeitem.
Conclusão
O livro "A Construção de Sentidos na Escrita do Aluno Surdo", de Marilia da Piedade Marinho Silva, é uma obra fundamental para entender como os alunos surdos constroem sentidos na escrita. A autora apresenta uma pesquisa realizada com alunos surdos de uma escola pública de São Paulo, e analisa como eles produzem textos escritos, levando em consideração as especificidades da língua de sinais e da cultura surda. As informações apresentadas no livro são importantes para os professores e pesquisadores que trabalham com alunos surdos, pois permitem entender melhor as dificuldades e as potencialidades desses alunos na escrita.