Capa do Livro A Consolidação de Escolas Unidocentes Como Política de Educação - Roberval Eloy Pereira

A Consolidação de Escolas Unidocentes Como Política de Educação - Roberval Eloy Pereira

360 palavras · 2 minutos tempo de leitura Administração e Negócios Didáticos Geografia e História

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A Consolidação de Escolas Unidocentes Como Política de Educação

O livro "A Consolidação de Escolas Unidocentes Como Política de Educação", de Roberval Eloy Pereira, é uma análise crítica da política de consolidação de escolas unidocentes no Brasil. A obra aborda os impactos dessa política na educação rural e na vida das comunidades afetadas.

Contexto histórico

A consolidação de escolas unidocentes é uma política educacional que vem sendo implementada no Brasil desde a década de 1960. Essa política consiste em fechar escolas rurais com poucos alunos e transferir os estudantes para escolas maiores, localizadas em áreas urbanas ou semiurbanas.

Justificativas para a consolidação

Os defensores da consolidação de escolas unidocentes argumentam que essa política é necessária para melhorar a qualidade da educação rural. Eles alegam que as escolas maiores oferecem melhores condições de ensino, como laboratórios, bibliotecas e professores especializados.

Críticas à consolidação

No entanto, a consolidação de escolas unidocentes também tem sido criticada por diversos especialistas. Os críticos argumentam que essa política tem impactos negativos na educação rural e na vida das comunidades afetadas.

Impactos negativos da consolidação

A consolidação de escolas unidocentes pode ter diversos impactos negativos, entre eles:

  • Aumento da distância entre a escola e a casa dos alunos, o que pode dificultar o acesso à educação;
  • Diminuição da qualidade da educação, pois as escolas maiores nem sempre oferecem as mesmas condições de ensino que as escolas rurais;
  • Desvalorização da cultura local, pois as escolas maiores muitas vezes não levam em conta as especificidades das comunidades rurais;
  • Aumento da evasão escolar, pois os alunos que moram longe da escola podem desistir de estudar;
  • Desestruturação das comunidades rurais, pois o fechamento das escolas pode levar à perda de serviços essenciais, como transporte, comércio e saúde.

Conclusão

A consolidação de escolas unidocentes é uma política educacional polêmica que tem impactos positivos e negativos. É importante considerar todos esses impactos antes de tomar uma decisão sobre a implementação dessa política.

Referências bibliográficas

  • Pereira, Roberval Eloy. A Consolidação de Escolas Unidocentes Como Política de Educação. São Paulo: Cortez, 2019.
  • Ministério da Educação. Censo Escolar 2019. Brasília: MEC, 2020.
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2011.

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