Capa do Livro A Comutação de Código na Sala de Linguá - Roberta Ferroni

A Comutação de Código na Sala de Linguá - Roberta Ferroni

405 palavras · 3 minutos tempo de leitura Linguística Didáticos

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A Comutação de Código na Sala de Língua

O livro "A Comutação de Código na Sala de Língua", de Roberta Ferroni, é uma obra fundamental para entender o fenômeno da comutação de código, que é a alternância entre duas ou mais línguas em um mesmo discurso. A autora analisa o uso da comutação de código em sala de aula, mostrando como ela pode ser uma ferramenta valiosa para o ensino de línguas.

O que é comutação de código?

A comutação de código é um fenômeno linguístico que ocorre quando um falante alterna entre duas ou mais línguas em um mesmo discurso. Isso pode acontecer de forma consciente ou inconsciente, e pode ter várias funções, como:

  • Expressar emoções ou atitudes;
  • Marcar a identidade do falante;
  • Facilitar a comunicação entre falantes de línguas diferentes;
  • Criar efeitos humorísticos ou irônicos.

A comutação de código na sala de língua

A comutação de código é um fenômeno comum na sala de língua, pois os alunos muitas vezes precisam alternar entre a língua materna e a língua estrangeira que estão aprendendo. A autora analisa o uso da comutação de código em sala de aula, mostrando como ela pode ser uma ferramenta valiosa para o ensino de línguas.

A autora argumenta que a comutação de código pode ajudar os alunos a:

  • Desenvolver a fluência na língua estrangeira;
  • Aprender sobre a cultura da língua estrangeira;
  • Desenvolver a consciência metalinguística;
  • Desenvolver a capacidade de comunicação intercultural.

Exemplos de comutação de código

A autora apresenta vários exemplos de comutação de código em sala de aula, coletados em suas próprias pesquisas. Esses exemplos mostram como os alunos usam a comutação de código para expressar emoções, marcar sua identidade, facilitar a comunicação e criar efeitos humorísticos ou irônicos.

Conclusão

A autora conclui que a comutação de código é um fenômeno linguístico natural e que pode ser uma ferramenta valiosa para o ensino de línguas. Ela recomenda que os professores de línguas incentivem os alunos a usar a comutação de código como forma de expressão e comunicação.

Referências bibliográficas

A autora apresenta uma lista de referências bibliográficas que foram utilizadas na elaboração do livro. Essas referências incluem livros, artigos, teses e dissertações sobre o fenômeno da comutação de código.

Sobre a autora

Roberta Ferroni é professora de linguística na Universidade de São Paulo (USP). Ela é especialista em sociolinguística e ensino de línguas. A autora tem publicado vários livros e artigos sobre o fenômeno da comutação de código.

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