A Comutação de Código na Sala de Linguá - Roberta Ferroni
405 palavras · 3 minutos tempo de leitura Linguística Didáticos
A Comutação de Código na Sala de Língua
O livro "A Comutação de Código na Sala de Língua", de Roberta Ferroni, é uma obra fundamental para entender o fenômeno da comutação de código, que é a alternância entre duas ou mais línguas em um mesmo discurso. A autora analisa o uso da comutação de código em sala de aula, mostrando como ela pode ser uma ferramenta valiosa para o ensino de línguas.
O que é comutação de código?
A comutação de código é um fenômeno linguístico que ocorre quando um falante alterna entre duas ou mais línguas em um mesmo discurso. Isso pode acontecer de forma consciente ou inconsciente, e pode ter várias funções, como:
- Expressar emoções ou atitudes;
- Marcar a identidade do falante;
- Facilitar a comunicação entre falantes de línguas diferentes;
- Criar efeitos humorísticos ou irônicos.
A comutação de código na sala de língua
A comutação de código é um fenômeno comum na sala de língua, pois os alunos muitas vezes precisam alternar entre a língua materna e a língua estrangeira que estão aprendendo. A autora analisa o uso da comutação de código em sala de aula, mostrando como ela pode ser uma ferramenta valiosa para o ensino de línguas.
A autora argumenta que a comutação de código pode ajudar os alunos a:
- Desenvolver a fluência na língua estrangeira;
- Aprender sobre a cultura da língua estrangeira;
- Desenvolver a consciência metalinguística;
- Desenvolver a capacidade de comunicação intercultural.
Exemplos de comutação de código
A autora apresenta vários exemplos de comutação de código em sala de aula, coletados em suas próprias pesquisas. Esses exemplos mostram como os alunos usam a comutação de código para expressar emoções, marcar sua identidade, facilitar a comunicação e criar efeitos humorísticos ou irônicos.
Conclusão
A autora conclui que a comutação de código é um fenômeno linguístico natural e que pode ser uma ferramenta valiosa para o ensino de línguas. Ela recomenda que os professores de línguas incentivem os alunos a usar a comutação de código como forma de expressão e comunicação.
Referências bibliográficas
A autora apresenta uma lista de referências bibliográficas que foram utilizadas na elaboração do livro. Essas referências incluem livros, artigos, teses e dissertações sobre o fenômeno da comutação de código.
Sobre a autora
Roberta Ferroni é professora de linguística na Universidade de São Paulo (USP). Ela é especialista em sociolinguística e ensino de línguas. A autora tem publicado vários livros e artigos sobre o fenômeno da comutação de código.