A Classificação dos Objetivos de Aprendizagem - José Huerta
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A Classificação dos Objetivos de Aprendizagem
O livro "A Classificação dos Objetivos de Aprendizagem", de José Huerta, é uma obra fundamental para educadores e profissionais da área de educação. O livro apresenta uma classificação dos objetivos de aprendizagem, baseada na taxonomia de Bloom, e discute as implicações dessa classificação para o ensino e a avaliação.
Taxonomia de Bloom
A taxonomia de Bloom é uma classificação dos objetivos de aprendizagem desenvolvida por Benjamin Bloom e seus colegas na década de 1950. A taxonomia divide os objetivos de aprendizagem em três domínios: cognitivo, afetivo e psicomotor.
O domínio cognitivo é dividido em seis níveis, do mais simples ao mais complexo:
- Conhecimento: capacidade de lembrar informações.
- Compreensão: capacidade de entender o significado de informações.
- Aplicação: capacidade de aplicar informações a novas situações.
- Análise: capacidade de separar informações em partes e entender suas relações.
- Síntese: capacidade de combinar informações para criar algo novo.
- Avaliação: capacidade de julgar o valor de informações.
O domínio afetivo é dividido em cinco níveis, do mais simples ao mais complexo:
- Recepção: capacidade de prestar atenção a estímulos.
- Resposta: capacidade de reagir a estímulos.
- Valoração: capacidade de atribuir valor a objetos, pessoas ou ideias.
- Organização: capacidade de organizar valores em um sistema.
- Caracterização: capacidade de viver de acordo com seus valores.
O domínio psicomotor é dividido em sete níveis, do mais simples ao mais complexo:
- Percepção: capacidade de perceber estímulos.
- Prontidão: capacidade de preparar-se para realizar uma ação.
- Resposta guiada: capacidade de realizar uma ação sob orientação.
- Mecanismo: capacidade de realizar uma ação de forma automática.
- Resposta complexa: capacidade de realizar uma ação complexa.
- Adaptação: capacidade de adaptar uma ação a novas situações.
- Criação: capacidade de criar novas ações.
Implicações para o Ensino e a Avaliação
A classificação dos objetivos de aprendizagem de Bloom tem importantes implicações para o ensino e a avaliação. Ao classificar os objetivos de aprendizagem, os educadores podem:
- Identificar os objetivos de aprendizagem mais importantes para seus alunos.
- Desenvolver estratégias de ensino que sejam adequadas aos objetivos de aprendizagem.
- Avaliar o progresso dos alunos em relação aos objetivos de aprendizagem.
A classificação dos objetivos de aprendizagem de Bloom é uma ferramenta valiosa para educadores e profissionais da área de educação. Ao usar essa classificação, os educadores podem melhorar o ensino e a avaliação, e ajudar seus alunos a atingir seu potencial máximo.
Exemplos de Objetivos de Aprendizagem
Aqui estão alguns exemplos de objetivos de aprendizagem para cada um dos níveis da taxonomia de Bloom:
Domínio Cognitivo
- Conhecimento: lembrar os nomes dos planetas do sistema solar.
- Compreensão: entender o conceito de gravidade.
- Aplicação: aplicar o conceito de gravidade para explicar por que os objetos caem.
- Análise: analisar as forças que atuam sobre um objeto em queda.
- Síntese: criar um modelo de um sistema solar.
- Avaliação: avaliar a precisão de um modelo de um sistema solar.
Domínio Afetivo
- Recepção: prestar atenção a uma palestra sobre a história do sistema solar.
- Resposta: participar de uma discussão sobre a história do sistema solar.
- Valoração: valorizar a importância do estudo do sistema solar.
- Organização: organizar suas crenças sobre o sistema solar em um sistema coerente.
- Caracterização: viver de acordo com suas crenças sobre o sistema solar.
Domínio Psicomotor
- Percepção: perceber a posição dos planetas no céu noturno.
- Prontidão: preparar-se para observar o céu noturno.
- Resposta guiada: observar o céu noturno com a ajuda de um telescópio.
- Mecanismo: observar o céu noturno sem a ajuda de um telescópio.
- Resposta complexa: identificar os planetas no céu noturno.
- Adaptação: adaptar sua observação do céu noturno às diferentes condições climáticas.
- Criação: criar um mapa do céu noturno.
Conclusão
A classificação dos objetivos de aprendizagem de Bloom é uma ferramenta valiosa para educadores e profissionais da área de educação. Ao usar essa classificação, os educadores podem melhorar o ensino e a avaliação, e ajudar seus alunos a atingir seu potencial máximo.