Capa do Livro A Classificação dos Objetivos de Aprendizagem - José Huerta

A Classificação dos Objetivos de Aprendizagem - José Huerta

637 palavras · 4 minutos tempo de leitura Didáticos

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

A Classificação dos Objetivos de Aprendizagem

O livro "A Classificação dos Objetivos de Aprendizagem", de José Huerta, é uma obra fundamental para educadores e profissionais da área de educação. O livro apresenta uma classificação dos objetivos de aprendizagem, baseada na taxonomia de Bloom, e discute as implicações dessa classificação para o ensino e a avaliação.

Taxonomia de Bloom

A taxonomia de Bloom é uma classificação dos objetivos de aprendizagem desenvolvida por Benjamin Bloom e seus colegas na década de 1950. A taxonomia divide os objetivos de aprendizagem em três domínios: cognitivo, afetivo e psicomotor.

O domínio cognitivo é dividido em seis níveis, do mais simples ao mais complexo:

  • Conhecimento: capacidade de lembrar informações.
  • Compreensão: capacidade de entender o significado de informações.
  • Aplicação: capacidade de aplicar informações a novas situações.
  • Análise: capacidade de separar informações em partes e entender suas relações.
  • Síntese: capacidade de combinar informações para criar algo novo.
  • Avaliação: capacidade de julgar o valor de informações.

O domínio afetivo é dividido em cinco níveis, do mais simples ao mais complexo:

  • Recepção: capacidade de prestar atenção a estímulos.
  • Resposta: capacidade de reagir a estímulos.
  • Valoração: capacidade de atribuir valor a objetos, pessoas ou ideias.
  • Organização: capacidade de organizar valores em um sistema.
  • Caracterização: capacidade de viver de acordo com seus valores.

O domínio psicomotor é dividido em sete níveis, do mais simples ao mais complexo:

  • Percepção: capacidade de perceber estímulos.
  • Prontidão: capacidade de preparar-se para realizar uma ação.
  • Resposta guiada: capacidade de realizar uma ação sob orientação.
  • Mecanismo: capacidade de realizar uma ação de forma automática.
  • Resposta complexa: capacidade de realizar uma ação complexa.
  • Adaptação: capacidade de adaptar uma ação a novas situações.
  • Criação: capacidade de criar novas ações.

Implicações para o Ensino e a Avaliação

A classificação dos objetivos de aprendizagem de Bloom tem importantes implicações para o ensino e a avaliação. Ao classificar os objetivos de aprendizagem, os educadores podem:

  • Identificar os objetivos de aprendizagem mais importantes para seus alunos.
  • Desenvolver estratégias de ensino que sejam adequadas aos objetivos de aprendizagem.
  • Avaliar o progresso dos alunos em relação aos objetivos de aprendizagem.

A classificação dos objetivos de aprendizagem de Bloom é uma ferramenta valiosa para educadores e profissionais da área de educação. Ao usar essa classificação, os educadores podem melhorar o ensino e a avaliação, e ajudar seus alunos a atingir seu potencial máximo.

Exemplos de Objetivos de Aprendizagem

Aqui estão alguns exemplos de objetivos de aprendizagem para cada um dos níveis da taxonomia de Bloom:

Domínio Cognitivo

  • Conhecimento: lembrar os nomes dos planetas do sistema solar.
  • Compreensão: entender o conceito de gravidade.
  • Aplicação: aplicar o conceito de gravidade para explicar por que os objetos caem.
  • Análise: analisar as forças que atuam sobre um objeto em queda.
  • Síntese: criar um modelo de um sistema solar.
  • Avaliação: avaliar a precisão de um modelo de um sistema solar.

Domínio Afetivo

  • Recepção: prestar atenção a uma palestra sobre a história do sistema solar.
  • Resposta: participar de uma discussão sobre a história do sistema solar.
  • Valoração: valorizar a importância do estudo do sistema solar.
  • Organização: organizar suas crenças sobre o sistema solar em um sistema coerente.
  • Caracterização: viver de acordo com suas crenças sobre o sistema solar.

Domínio Psicomotor

  • Percepção: perceber a posição dos planetas no céu noturno.
  • Prontidão: preparar-se para observar o céu noturno.
  • Resposta guiada: observar o céu noturno com a ajuda de um telescópio.
  • Mecanismo: observar o céu noturno sem a ajuda de um telescópio.
  • Resposta complexa: identificar os planetas no céu noturno.
  • Adaptação: adaptar sua observação do céu noturno às diferentes condições climáticas.
  • Criação: criar um mapa do céu noturno.

Conclusão

A classificação dos objetivos de aprendizagem de Bloom é uma ferramenta valiosa para educadores e profissionais da área de educação. Ao usar essa classificação, os educadores podem melhorar o ensino e a avaliação, e ajudar seus alunos a atingir seu potencial máximo.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços