A Câmara Clara - Roland Barthes
351 palavras · 2 minutos tempo de leitura Linguística Literatura Estrangeira Artes
A Câmara Clara: Nota sobre a Fotografia
Roland Barthes, em seu livro "A Câmara Clara", publicado em 1980, nos convida a refletir sobre a natureza da fotografia e sua relação com a realidade. O livro é dividido em duas partes: "A Óbvia e o Obtuso" e "A Fotografia Referencial".
A Óbvia e o Obtuso
Na primeira parte, Barthes discute a relação entre a fotografia e a realidade. Ele argumenta que a fotografia é uma representação fiel da realidade, mas que também é uma construção. O fotógrafo escolhe o que fotografar, como fotografar e quando fotografar. Essas escolhas influenciam o significado da fotografia.
Barthes também discute o conceito de "studium" e "punctum". O studium é o interesse geral que uma fotografia desperta em nós. O punctum é um detalhe específico que nos chama a atenção e nos faz pensar sobre a fotografia de uma nova maneira.
A Fotografia Referencial
Na segunda parte, Barthes discute a relação entre a fotografia e a história. Ele argumenta que a fotografia é um documento histórico, mas que também é uma forma de arte. A fotografia pode ser usada para contar histórias, mas também pode ser usada para criar imagens que são belas e comoventes.
Barthes também discute o conceito de "aura". A aura é a presença única e irrepetível de uma obra de arte. Barthes argumenta que a fotografia não tem aura, mas que pode criar uma sensação de aura através do uso de técnicas como a iluminação e a composição.
Conclusão
"A Câmara Clara" é um livro complexo e desafiador, mas também é um livro muito gratificante. Barthes nos oferece uma nova maneira de pensar sobre a fotografia e sua relação com a realidade. O livro é essencial para qualquer pessoa interessada em fotografia, arte ou história.
Sobre o Autor
Roland Barthes (1915-1980) foi um filósofo, crítico literário e semiólogo francês. Ele é considerado um dos pensadores mais importantes do século XX. Barthes escreveu sobre uma ampla gama de tópicos, incluindo literatura, arte, moda e fotografia. Seus livros mais famosos incluem "Mitologias" (1957), "O Grau Zero da Escrita" (1953) e "A Câmara Clara" (1980).