Capa do Livro A Aula Como Processo - Juracy C. Marques

A Aula Como Processo - Juracy C. Marques

454 palavras · 3 minutos tempo de leitura Didáticos

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

A Aula Como Processo: Uma Abordagem Construtivista

O livro "A Aula Como Processo - Juracy C. Marques" é uma obra fundamental para professores e educadores que buscam entender e aplicar a abordagem construtivista no ensino. Escrito por Juracy C. Marques, um renomado especialista em educação, o livro oferece uma visão abrangente e prática sobre como tornar a sala de aula um ambiente de aprendizagem ativo e significativo.

O Construtivismo na Educação

O construtivismo é uma teoria de aprendizagem que enfatiza o papel ativo do aluno na construção do conhecimento. Segundo essa abordagem, o conhecimento não é algo que é transmitido passivamente do professor para o aluno, mas sim algo que é construído pelo aluno por meio de suas próprias experiências e interações com o mundo ao seu redor.

A Aula Construtivista

A aula construtivista é aquela que se baseia nos princípios do construtivismo. Nessa abordagem, o professor não é mais o centro do processo de ensino-aprendizagem, mas sim um facilitador que orienta e apoia os alunos em sua jornada de construção do conhecimento.

Características da Aula Construtivista

A aula construtivista apresenta algumas características essenciais, entre elas:

  • Ênfase na atividade do aluno: o aluno é o protagonista do processo de aprendizagem e constrói o conhecimento por meio de suas próprias experiências e interações.
  • Aprendizagem significativa: o aluno aprende de forma significativa quando relaciona o novo conhecimento com seus conhecimentos prévios e com suas experiências pessoais.
  • Resolução de problemas: o aluno aprende a resolver problemas por meio da exploração e da experimentação.
  • Trabalho colaborativo: o aluno aprende a trabalhar em colaboração com seus colegas, compartilhando ideias e conhecimentos.
  • Avaliação formativa: a avaliação é usada para acompanhar o progresso do aluno e para fornecer feedback para que ele possa melhorar sua aprendizagem.

Como Implementar a Abordagem Construtivista na Sala de Aula

O livro "A Aula Como Processo - Juracy C. Marques" oferece uma série de dicas e estratégias para implementar a abordagem construtivista na sala de aula. Algumas dessas estratégias incluem:

  • Utilizar métodos ativos de aprendizagem, como projetos, resolução de problemas e trabalho em grupo.
  • Criar um ambiente de aprendizagem que seja propício à exploração e à experimentação.
  • Encorajar os alunos a fazer perguntas e a expressar suas ideias.
  • Fornecer feedback construtivo aos alunos para que eles possam melhorar sua aprendizagem.
  • Utilizar a avaliação formativa para acompanhar o progresso dos alunos e para fornecer feedback para que eles possam melhorar sua aprendizagem.

Conclusão

O livro "A Aula Como Processo - Juracy C. Marques" é uma leitura essencial para professores e educadores que buscam entender e aplicar a abordagem construtivista no ensino. Com uma linguagem clara e acessível, o livro oferece uma visão abrangente e prática sobre como tornar a sala de aula um ambiente de aprendizagem ativo e significativo.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços