A Anarquia da Fantasia - Rainer Werner Fassbinder

A Anarquia da Fantasia: Uma Jornada pela Vida e Obra de Rainer Werner Fassbinder
Rainer Werner Fassbinder foi um dos cineastas mais prolíficos e influentes da história do cinema alemão. Em sua curta carreira, que durou apenas 15 anos, ele dirigiu mais de 40 filmes, além de escrever, produzir e atuar em muitos deles.
Fassbinder nasceu em Bad Wörishofen, na Alemanha, em 1945. Ele começou a fazer filmes ainda adolescente, e seu primeiro longa-metragem, "O Amor é Mais Frio que a Morte", foi lançado em 1969. O filme foi um sucesso de crítica e público, e lançou a carreira de Fassbinder como um dos principais cineastas do Novo Cinema Alemão.
Nos anos seguintes, Fassbinder dirigiu uma série de filmes que exploravam temas como a sexualidade, a violência e a política. Seus filmes eram muitas vezes controversos, mas também eram aclamados pela crítica por sua originalidade e sua força visual.
Em 1978, Fassbinder lançou seu filme mais famoso, "Maria Braun". O filme conta a história de uma jovem mulher que se casa com um soldado alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, ela se torna uma prostituta para sobreviver, e acaba se envolvendo com um gângster. "Maria Braun" foi um grande sucesso de crítica e público, e é considerado um dos melhores filmes de Fassbinder.
Fassbinder continuou a dirigir filmes até sua morte, em 1982, aos 37 anos. Ele deixou um legado de filmes que são considerados alguns dos mais importantes do cinema alemão.
O Estilo de Fassbinder
O estilo de Fassbinder é caracterizado por sua abordagem experimental da narrativa, sua utilização de longas tomadas e sua exploração de temas tabus. Seus filmes são muitas vezes considerados sombrios e pessimistas, mas também são cheios de humor e compaixão.
Fassbinder foi influenciado por uma variedade de cineastas, incluindo Jean-Luc Godard, Ingmar Bergman e Federico Fellini. Ele também foi influenciado pela literatura, pela música e pelo teatro.
A Influência de Fassbinder
Fassbinder foi um cineasta muito influente, e seu trabalho continua a ser estudado e admirado por cineastas e críticos de todo o mundo. Ele é considerado um dos cineastas mais importantes do século XX, e seu legado continuará a inspirar cineastas por muitos anos.
Filmografia Selecionada
- O Amor é Mais Frio que a Morte (1969)
- O Mercador das Quatro Estações (1971)
- As Lágrimas Amargas de Petra von Kant (1972)
- Effi Briest (1974)
- O Casamento de Maria Braun (1978)
- Lola (1981)
- Querelle (1982)
Livros sobre Fassbinder
- Rainer Werner Fassbinder: The Life and Work of a Provocative Filmmaker (1997) de Thomas Elsaesser
- Fassbinder: The Life and Work of a Provocative Filmmaker (2000) de Tony Rayns
- Rainer Werner Fassbinder: The Anarchy of the Imagination (2005) de Michael Töteberg