Educação e Comunicação Alternativa - Laurício Neumann
446 palavras · 3 minutos tempo de leitura Linguística Didáticos
Educação e Comunicação Alternativa: Uma Abordagem Inovadora
O livro "Educação e Comunicação Alternativa", de Laurício Neumann, é uma obra fundamental para quem se interessa por educação e comunicação. O autor apresenta uma abordagem inovadora, baseada na ideia de que a educação deve ser um processo dialógico e participativo, que envolva todos os sujeitos envolvidos.
A Educação como Processo Dialógico
Neumann defende que a educação não deve ser vista como um processo de transmissão de conhecimento, mas sim como um processo de construção coletiva de saberes. Para isso, é necessário que haja um diálogo entre todos os sujeitos envolvidos, incluindo professores, alunos, pais e comunidade.
O autor também enfatiza a importância da comunicação alternativa, que é entendida como uma forma de comunicação que não se baseia na linguagem verbal. Isso inclui a utilização de imagens, gestos, sons e outros recursos para transmitir mensagens.
A Comunicação Alternativa como Ferramenta de Inclusão
A comunicação alternativa é uma ferramenta fundamental para a inclusão de pessoas com deficiência na educação. Ela permite que essas pessoas se comuniquem de forma eficaz, mesmo que não consigam falar ou escrever.
Neumann apresenta diversos exemplos de como a comunicação alternativa pode ser utilizada na educação, desde a educação infantil até o ensino superior. Ele também discute os desafios e as possibilidades da comunicação alternativa, e como ela pode contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
Uma Obra Fundamental para a Educação
"Educação e Comunicação Alternativa" é uma obra fundamental para quem se interessa por educação e comunicação. O autor apresenta uma abordagem inovadora, baseada na ideia de que a educação deve ser um processo dialógico e participativo, que envolva todos os sujeitos envolvidos.
O livro também discute a importância da comunicação alternativa como ferramenta de inclusão de pessoas com deficiência na educação. Neumann apresenta diversos exemplos de como a comunicação alternativa pode ser utilizada na educação, desde a educação infantil até o ensino superior. Ele também discute os desafios e as possibilidades da comunicação alternativa, e como ela pode contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
Sobre o Autor
Laurício Neumann é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), é autor de diversos livros e artigos sobre educação e comunicação.
Neumann é um dos principais estudiosos da comunicação alternativa no Brasil. Ele tem desenvolvido pesquisas e projetos sobre o uso da comunicação alternativa na educação, na saúde e na assistência social.
O autor também é um ativista pelos direitos das pessoas com deficiência. Ele é membro do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) e da Comissão Brasileira de Defesa dos Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência (CBDE).