Capa do Livro Didática de Estudos Sociais - Rosalva Portella / Rosaly Maria Braga Chianca

Didática de Estudos Sociais - Rosalva Portella / Rosaly Maria Braga Chianca

501 palavras · 3 minutos tempo de leitura Didáticos Geografia e História

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Didática de Estudos Sociais: Uma Jornada pela Compreensão do Mundo

Introdução

A Didática de Estudos Sociais é uma área do conhecimento que se dedica a estudar os métodos e técnicas de ensino das ciências sociais, como história, geografia, sociologia e antropologia. O livro "Didática de Estudos Sociais", de Rosalva Portella e Rosaly Maria Braga Chianca, é uma obra fundamental para quem deseja compreender essa área e se tornar um professor de estudos sociais mais eficaz.

Capítulo 1: O Ensino de Estudos Sociais

O primeiro capítulo do livro apresenta uma visão geral do ensino de estudos sociais, discutindo sua importância e seus objetivos. As autoras também abordam os desafios enfrentados pelos professores de estudos sociais, como a necessidade de ensinar conteúdos complexos e abstratos e de lidar com a diversidade de alunos em sala de aula.

Capítulo 2: O Currículo de Estudos Sociais

O segundo capítulo do livro discute o currículo de estudos sociais, abordando sua organização e seus principais componentes. As autoras também apresentam diferentes abordagens para o ensino de estudos sociais, como a abordagem tradicional, a abordagem crítica e a abordagem sociocultural.

Capítulo 3: Métodos e Técnicas de Ensino de Estudos Sociais

O terceiro capítulo do livro apresenta uma variedade de métodos e técnicas de ensino de estudos sociais, como aulas expositivas, discussões em grupo, projetos de pesquisa e jogos educativos. As autoras também discutem a importância de utilizar recursos audiovisuais e tecnológicos no ensino de estudos sociais.

Capítulo 4: Avaliação em Estudos Sociais

O quarto capítulo do livro discute a avaliação em estudos sociais, abordando seus objetivos e seus diferentes instrumentos, como provas, trabalhos escritos e observação. As autoras também apresentam diferentes estratégias para avaliar o aprendizado dos alunos, como a avaliação formativa e a avaliação somativa.

Capítulo 5: O Professor de Estudos Sociais

O quinto capítulo do livro discute o papel do professor de estudos sociais, abordando suas competências e habilidades necessárias. As autoras também apresentam diferentes estratégias para o desenvolvimento profissional dos professores de estudos sociais, como a formação continuada e a participação em comunidades de aprendizagem.

Conclusão

O livro "Didática de Estudos Sociais", de Rosalva Portella e Rosaly Maria Braga Chianca, é uma obra fundamental para quem deseja compreender a área da didática de estudos sociais e se tornar um professor de estudos sociais mais eficaz. O livro apresenta uma visão geral do ensino de estudos sociais, discute o currículo de estudos sociais, apresenta diferentes métodos e técnicas de ensino de estudos sociais, discute a avaliação em estudos sociais e aborda o papel do professor de estudos sociais.

Sobre as autoras

Rosalva Portella é doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É autora de diversos livros e artigos sobre didática de estudos sociais.

Rosaly Maria Braga Chianca é doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp). É autora de diversos livros e artigos sobre didática de estudos sociais.

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