Dicionário Teórico e Crítico de Cinema - Jacques Aumont / Michel Marie
513 palavras · 3 minutos tempo de leitura Artes Linguística Literatura Estrangeira
Dicionário Teórico e Crítico de Cinema - Jacques Aumont / Michel Marie
O Dicionário Teórico e Crítico de Cinema é uma obra fundamental para qualquer pessoa interessada em cinema. Escrito por dois dos mais importantes teóricos do cinema francês, Jacques Aumont e Michel Marie, o dicionário reúne mais de 300 verbetes sobre os principais conceitos, teorias e movimentos cinematográficos.
O livro é dividido em três partes:
- A primeira parte, "Elementos de uma Gramática do Cinema", apresenta os conceitos básicos da linguagem cinematográfica, como plano, sequência, montagem, mise-en-scène e som.
- A segunda parte, "Teorias do Cinema", discute as principais teorias cinematográficas, desde as primeiras teorias formais até as teorias contemporâneas.
- A terceira parte, "Movimentos Cinematográficos", apresenta os principais movimentos cinematográficos, desde o cinema mudo até o cinema contemporâneo.
O Dicionário Teórico e Crítico de Cinema é uma obra essencial para qualquer pessoa interessada em cinema. É um livro que pode ser lido e relido várias vezes, sempre com novos aprendizados.
Principais Conceitos
O Dicionário Teórico e Crítico de Cinema apresenta os principais conceitos da linguagem cinematográfica, como plano, sequência, montagem, mise-en-scène e som.
- Plano é a unidade básica da linguagem cinematográfica. É uma imagem que é registrada pela câmera e que pode ser usada para contar uma história.
- Sequência é uma série de planos que são montados juntos para criar uma unidade narrativa.
- Montagem é o processo de selecionar e organizar os planos para criar uma sequência.
- Mise-en-scène é o conjunto de elementos que compõem a cena cinematográfica, como cenário, iluminação, figurinos e atuação.
- Som é um elemento importante da linguagem cinematográfica que pode ser usado para criar atmosfera, transmitir emoções e contar histórias.
Principais Teorias
O Dicionário Teórico e Crítico de Cinema discute as principais teorias cinematográficas, desde as primeiras teorias formais até as teorias contemporâneas.
- Teorias formais enfatizam a importância da forma do filme, como a composição dos planos, a montagem e o ritmo.
- Teorias realistas enfatizam a importância do conteúdo do filme, como a representação da realidade e a crítica social.
- Teorias psicanalíticas enfatizam a importância do inconsciente na produção e recepção dos filmes.
- Teorias feministas enfatizam a importância da representação das mulheres no cinema e a crítica ao machismo.
- Teorias pós-modernas enfatizam a importância da fragmentação, da ironia e da intertextualidade no cinema contemporâneo.
Principais Movimentos Cinematográficos
O Dicionário Teórico e Crítico de Cinema apresenta os principais movimentos cinematográficos, desde o cinema mudo até o cinema contemporâneo.
- Cinema mudo é o período do cinema que vai de 1895 até 1927, quando o cinema sonoro foi introduzido.
- Cinema clássico é o período do cinema que vai de 1927 até 1960, quando o cinema moderno foi introduzido.
- Cinema moderno é o período do cinema que vai de 1960 até 1980, quando o cinema pós-moderno foi introduzido.
- Cinema pós-moderno é o período do cinema que vai de 1980 até os dias de hoje.
Conclusão
O Dicionário Teórico e Crítico de Cinema é uma obra fundamental para qualquer pessoa interessada em cinema. É um livro que pode ser lido e relido várias vezes, sempre com novos aprendizados.