Capa do Livro De Emílio a Emilia a Trajetória da Alfabetização - Marisa del Cioppo Elias

De Emílio a Emilia a Trajetória da Alfabetização - Marisa del Cioppo Elias

409 palavras · 3 minutos tempo de leitura Biografias e Memórias Didáticos Linguística

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De Emílio a Emilia: A Trajetória da Alfabetização

Introdução

O livro "De Emílio a Emilia: A Trajetória da Alfabetização", de Marisa del Cioppo Elias, é uma obra fundamental para entender a história da alfabetização no Brasil. A autora faz um panorama completo do tema, desde os primórdios da educação no país até os dias atuais.

Os primórdios da alfabetização no Brasil

A alfabetização no Brasil começou com a chegada dos jesuítas, no século XVI. Os jesuítas criaram escolas para catequizar os indígenas e os filhos dos colonos portugueses. Essas escolas eram baseadas no método tradicional de ensino, que enfatizava a memorização e a repetição.

O método tradicional de ensino

O método tradicional de ensino era baseado na ideia de que o conhecimento era algo que deveria ser transmitido do professor para o aluno. O professor era o detentor do conhecimento e o aluno era um receptor passivo. O método tradicional de ensino era muito rígido e não levava em conta as necessidades individuais dos alunos.

A crítica ao método tradicional de ensino

No século XVIII, o método tradicional de ensino começou a ser criticado por alguns pensadores. Esses pensadores argumentavam que o método tradicional era muito autoritário e não estimulava o desenvolvimento do pensamento crítico. Eles propuseram novos métodos de ensino que enfatizavam a participação ativa do aluno e o desenvolvimento de suas habilidades individuais.

O método ativo de ensino

O método ativo de ensino é baseado na ideia de que o aluno é o protagonista do seu próprio aprendizado. O professor é um facilitador que ajuda o aluno a construir o seu conhecimento. O método ativo de ensino é mais flexível e leva em conta as necessidades individuais dos alunos.

A alfabetização no Brasil hoje

Hoje, a alfabetização no Brasil é um direito garantido pela Constituição Federal. O governo federal tem implementado várias políticas públicas para promover a alfabetização, como o Programa Nacional de Alfabetização (PNA) e o Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Essas políticas têm contribuído para o aumento da taxa de alfabetização no país.

Conclusão

O livro "De Emílio a Emilia: A Trajetória da Alfabetização" é uma obra fundamental para entender a história da alfabetização no Brasil. A autora faz um panorama completo do tema, desde os primórdios da educação no país até os dias atuais. O livro é uma leitura essencial para todos os interessados em educação.

Referências bibliográficas

ELIAS, Marisa del Cioppo. De Emílio a Emilia: A Trajetória da Alfabetização. São Paulo: Editora Cortez, 2019.

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