Capa do Livro Curso de Física - Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga

Curso de Física - Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga

423 palavras · 3 minutos tempo de leitura Ciências Exatas/Engenharia e tecnologia Didáticos

Curso de Física - Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga

O livro "Curso de Física" de Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga é uma obra completa e abrangente que cobre todos os tópicos essenciais da física, desde a mecânica até a eletricidade e o magnetismo. Escrito de forma clara e acessível, o livro é ideal para estudantes do ensino médio e superior, bem como para qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre física.

Mecânica

A primeira parte do livro cobre a mecânica, que é o estudo do movimento e das forças. Os autores começam com uma introdução aos conceitos básicos da mecânica, como posição, velocidade e aceleração. Em seguida, eles discutem as leis de Newton do movimento e mostram como elas podem ser usadas para resolver problemas de mecânica.

Termodinâmica

A segunda parte do livro cobre a termodinâmica, que é o estudo do calor e da energia. Os autores começam com uma introdução aos conceitos básicos da termodinâmica, como temperatura, pressão e volume. Em seguida, eles discutem as leis da termodinâmica e mostram como elas podem ser usadas para resolver problemas de termodinâmica.

Eletricidade e Magnetismo

A terceira parte do livro cobre a eletricidade e o magnetismo, que são dois fenômenos intimamente relacionados. Os autores começam com uma introdução aos conceitos básicos da eletricidade e do magnetismo, como carga elétrica, campo elétrico e campo magnético. Em seguida, eles discutem as leis da eletricidade e do magnetismo e mostram como elas podem ser usadas para resolver problemas de eletricidade e magnetismo.

Óptica

A quarta parte do livro cobre a óptica, que é o estudo da luz e das ondas eletromagnéticas. Os autores começam com uma introdução aos conceitos básicos da óptica, como reflexão, refração e difração. Em seguida, eles discutem as leis da óptica e mostram como elas podem ser usadas para resolver problemas de óptica.

Física Moderna

A quinta parte do livro cobre a física moderna, que é o estudo dos fenômenos físicos que não podem ser explicados pela física clássica. Os autores começam com uma introdução aos conceitos básicos da física moderna, como relatividade, mecânica quântica e física nuclear. Em seguida, eles discutem as leis da física moderna e mostram como elas podem ser usadas para resolver problemas de física moderna.

O livro "Curso de Física" de Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga é uma obra completa e abrangente que cobre todos os tópicos essenciais da física. Escrito de forma clara e acessível, o livro é ideal para estudantes do ensino médio e superior, bem como para qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre física.