Capa do Livro Cultura Escrita e Educação - Emilia Ferreiro

Cultura Escrita e Educação - Emilia Ferreiro

505 palavras · 3 minutos tempo de leitura Linguística Literatura Infantojuvenil Didáticos

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Cultura Escrita e Educação: Uma visão interdisciplinar da aprendizagem da escrita

O livro "Cultura Escrita e Educação", de Emilia Ferreiro, é uma obra fundamental para entender o processo de aprendizagem da escrita. A autora, uma renomada psicóloga e pesquisadora argentina, propõe uma visão interdisciplinar da escrita, que considera os aspectos cognitivos, sociais e culturais envolvidos na aquisição desse conhecimento.

A escrita como construção social

Ferreiro argumenta que a escrita não é uma habilidade natural, mas sim uma construção social e cultural. Ela se desenvolve ao longo da vida, por meio da interação com outras pessoas e com o mundo letrado. A autora identifica três níveis de desenvolvimento da escrita:

  • Nível pré-silábico: nesse nível, a criança ainda não compreende o princípio alfabético. Ela escreve palavras usando desenhos ou símbolos que representam objetos ou ideias.
  • Nível silábico: nesse nível, a criança começa a entender o princípio alfabético, mas ainda não consegue escrever todas as palavras corretamente. Ela pode usar uma sílaba para representar uma palavra inteira ou pode escrever uma palavra com mais sílabas do que ela realmente tem.
  • Nível alfabético: nesse nível, a criança já compreende o princípio alfabético e consegue escrever todas as palavras corretamente. Ela também começa a usar a pontuação e a ortografia corretamente.

O papel da escola na aprendizagem da escrita

Ferreiro enfatiza o papel da escola na aprendizagem da escrita. Ela argumenta que a escola deve fornecer às crianças oportunidades para interagir com a escrita e para desenvolver suas habilidades de leitura e escrita. A autora propõe uma série de atividades que podem ser usadas para promover a aprendizagem da escrita, como:

  • Leitura em voz alta: a leitura em voz alta é uma ótima maneira de expor as crianças à linguagem escrita e de ajudá-las a desenvolver suas habilidades de escuta e compreensão.
  • Escrita espontânea: a escrita espontânea é uma oportunidade para as crianças expressarem suas ideias e pensamentos por escrito.
  • Atividades de consciência fonológica: as atividades de consciência fonológica ajudam as crianças a desenvolver sua consciência dos sons da linguagem, o que é essencial para a aprendizagem da escrita.
  • Jogos de palavras: os jogos de palavras são uma maneira divertida de ajudar as crianças a aprender sobre a linguagem e a desenvolver suas habilidades de leitura e escrita.

Conclusão

"Cultura Escrita e Educação" é um livro essencial para todos os interessados em entender o processo de aprendizagem da escrita. A autora oferece uma visão interdisciplinar da escrita, que considera os aspectos cognitivos, sociais e culturais envolvidos na aquisição desse conhecimento. O livro também fornece uma série de sugestões práticas para professores e pais que desejam ajudar as crianças a aprender a escrever.

Sobre a autora

Emilia Ferreiro é uma psicóloga e pesquisadora argentina, reconhecida internacionalmente por seus estudos sobre a aprendizagem da escrita. Ela é autora de vários livros e artigos sobre o tema, incluindo "Cultura Escrita e Educação", "Reflexões sobre a Alfabetização" e "A Psicogênese da Língua Escrita". Ferreiro é professora emérita da Universidade de Genebra, na Suíça, e membro da Academia Nacional de Educação da Argentina.

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