Capa do Livro Crianças e Adolescentes: Ensaios Interpretativos Sobre Jean Piaget - David Elkind

Crianças e Adolescentes: Ensaios Interpretativos Sobre Jean Piaget - David Elkind

1.217 palavras · 7 minutos tempo de leitura Literatura Infantojuvenil Literatura Juvenil Didáticos Artes

Ei! Você também adora ler sempre que pode? Descubra o poder do Kindle!

Crianças e Adolescentes: Ensaios Interpretativos Sobre Jean Piaget - David Elkind

Resumo

O livro "Crianças e Adolescentes: Ensaios Interpretativos Sobre Jean Piaget" é uma obra clássica da psicologia do desenvolvimento, escrita pelo psicólogo americano David Elkind. O livro apresenta uma série de ensaios sobre a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, um dos psicólogos mais influentes do século XX.

Piaget propôs que o desenvolvimento cognitivo das crianças ocorre em uma série de estágios, cada um caracterizado por uma forma diferente de pensar e entender o mundo. Elkind discute esses estágios em detalhes, e mostra como eles se relacionam com o desenvolvimento emocional, social e moral das crianças.

O livro também aborda algumas das críticas à teoria de Piaget, e discute como ela pode ser aplicada à educação e à criação dos filhos. Elkind argumenta que a teoria de Piaget é uma ferramenta valiosa para entender as crianças e adolescentes, e que pode ajudar os pais e educadores a criar um ambiente que promova o desenvolvimento saudável.

Capítulo 1: A Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget

No primeiro capítulo, Elkind apresenta a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Piaget propôs que o desenvolvimento cognitivo das crianças ocorre em uma série de estágios, cada um caracterizado por uma forma diferente de pensar e entender o mundo.

Os estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget são os seguintes:

  • Sensório-motor (0-2 anos): Durante o estágio sensório-motor, as crianças aprendem sobre o mundo através de suas experiências sensoriais e motoras. Elas exploram o mundo ao seu redor, e aprendem a coordenar suas ações com suas percepções.
  • Pré-operatório (2-7 anos): Durante o estágio pré-operatório, as crianças começam a usar a linguagem e a representar mentalmente o mundo ao seu redor. Elas desenvolvem a capacidade de pensar simbolicamente, mas ainda são egocêntricas e não conseguem entender o ponto de vista dos outros.
  • Operatório concreto (7-11 anos): Durante o estágio operatório concreto, as crianças desenvolvem a capacidade de pensar logicamente sobre objetos concretos. Elas conseguem entender as relações entre os objetos, e podem resolver problemas usando a lógica.
  • Operatório formal (11 anos em diante): Durante o estágio operatório formal, os adolescentes desenvolvem a capacidade de pensar abstratamente e hipoteticamente. Eles conseguem entender conceitos complexos, e podem raciocinar sobre situações que não estão presentes no momento.

Capítulo 2: O Desenvolvimento Emocional das Crianças e Adolescentes

No segundo capítulo, Elkind discute o desenvolvimento emocional das crianças e adolescentes. Ele argumenta que o desenvolvimento emocional está intimamente relacionado ao desenvolvimento cognitivo.

As crianças e adolescentes passam por uma série de mudanças emocionais durante o desenvolvimento. Essas mudanças incluem:

  • Aumento da autoconsciência: As crianças e adolescentes tornam-se mais conscientes de si mesmas e de seus sentimentos. Elas começam a desenvolver uma identidade própria, e a se preocupar com a forma como são vistas pelos outros.
  • Aumento da independência: As crianças e adolescentes tornam-se mais independentes dos pais e de outras figuras de autoridade. Elas começam a tomar suas próprias decisões, e a se responsabilizar por suas ações.
  • Aumento da capacidade de lidar com o estresse: As crianças e adolescentes desenvolvem a capacidade de lidar com o estresse de forma mais eficaz. Elas aprendem a controlar suas emoções, e a resolver problemas de forma construtiva.

Capítulo 3: O Desenvolvimento Social das Crianças e Adolescentes

No terceiro capítulo, Elkind discute o desenvolvimento social das crianças e adolescentes. Ele argumenta que o desenvolvimento social está intimamente relacionado ao desenvolvimento cognitivo e emocional.

As crianças e adolescentes passam por uma série de mudanças sociais durante o desenvolvimento. Essas mudanças incluem:

  • Aumento da interação com os pares: As crianças e adolescentes começam a interagir mais com os pares. Elas desenvolvem amizades, e aprendem a cooperar com os outros.
  • Aumento da participação em atividades sociais: As crianças e adolescentes começam a participar de mais atividades sociais. Elas podem se envolver em esportes, clubes ou outras atividades extracurriculares.
  • Aumento da consciência social: As crianças e adolescentes tornam-se mais conscientes das normas sociais e das expectativas dos outros. Elas começam a se preocupar com a forma como são vistas pelos outros, e a se comportar de acordo com as expectativas sociais.

Capítulo 4: O Desenvolvimento Moral das Crianças e Adolescentes

No quarto capítulo, Elkind discute o desenvolvimento moral das crianças e adolescentes. Ele argumenta que o desenvolvimento moral está intimamente relacionado ao desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

As crianças e adolescentes passam por uma série de mudanças morais durante o desenvolvimento. Essas mudanças incluem:

  • Aumento da compreensão das regras morais: As crianças e adolescentes começam a entender as regras morais que governam o comportamento. Elas aprendem a distinguir entre o certo e o errado, e a se comportar de acordo com as regras morais.
  • Aumento da capacidade de tomar decisões morais: As crianças e adolescentes desenvolvem a capacidade de tomar decisões morais de forma independente. Elas aprendem a considerar as consequências de suas ações, e a escolher o curso de ação mais moral.
  • Aumento da preocupação com os outros: As crianças e adolescentes tornam-se mais preocupadas com os outros. Elas começam a se importar com os sentimentos dos outros, e a agir de forma altruísta.

Capítulo 5: A Teoria de Piaget e a Educação

No quinto capítulo, Elkind discute a teoria de Piaget e a educação. Ele argumenta que a teoria de Piaget pode ser usada para melhorar a educação das crianças e adolescentes.

Elkind propõe uma série de recomendações para a educação baseada na teoria de Piaget. Essas recomendações incluem:

  • Uso de métodos de ensino ativos: Os métodos de ensino ativos, como a aprendizagem por descoberta e a aprendizagem baseada em projetos, permitem que as crianças e adolescentes aprendam de forma mais eficaz.
  • Criação de um ambiente de aprendizagem estimulante: O ambiente de aprendizagem deve ser estimulante e desafiador, para que as crianças e adolescentes possam desenvolver suas habilidades cognitivas, emocionais e sociais.
  • Respeito à individualidade das crianças e adolescentes: Os professores devem respeitar a individualidade das crianças e adolescentes, e adaptar o ensino às suas necessidades individuais.

Capítulo 6: A Teoria de Piaget e a Criação dos Filhos

No sexto capítulo, Elkind discute a teoria de Piaget e a criação dos filhos. Ele argumenta que a teoria de Piaget pode ser usada para ajudar os pais a criar seus filhos de forma mais eficaz.

Elkind propõe uma série de recomendações para a criação dos filhos baseada na teoria de Piaget. Essas recomendações incluem:

  • Incentivo à exploração e à descoberta: Os pais devem incentivar seus filhos a explorar o mundo ao seu redor e a fazer descobertas.
  • Estabelecimento de limites claros: Os pais devem estabelecer limites claros para seus filhos, mas também devem dar-lhes liberdade para explorar e aprender.
  • Elogio ao esforço: Os pais devem elogiar seus filhos pelo esforço, e não apenas pelos resultados.
  • Respeito à individualidade dos filhos: Os pais devem respeitar a individualidade de seus filhos, e adaptar a criação dos filhos às suas necessidades individuais.

Conclusão

O livro "Crianças e Adolescentes: Ensaios Interpretativos Sobre Jean Piaget" é uma obra clássica da psicologia do desenvolvimento. O livro apresenta uma série de ensaios sobre a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, e mostra como essa teoria pode ser aplicada à educação e à criação dos filhos. O livro é uma leitura essencial para qualquer pessoa interessada no desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Você pode ver este livro direto na busca da Amazon clicando aqui.

Melhores preços na Amazon

Compre agora na Amazon com os melhores preços